Publicado: 18.11.2025
O documentário “A Leitora”, de Joana Souza, foi exibido pela primeira vez ao público no dia 6 de novembro de 2025, no auditório Carlos Paredes, em Benfica. Cerca de 110 pessoas, entre crianças e adultos, assistiram ao documentário de 30 minutos, que conta a história de Maria, que se tornou leitora e professora, e regressa à sua terra natal para recordar como se aproximou da leitura.
No documentário, Maria regressa à sua terra natal, no interior do Algarve, para recordar os momentos que despertaram o seu gosto pela leitura, incluindo uma leitura inesperada na missa quando era criança. Após a projeção, houve uma conversa com a realizadora e convidadas ligadas à educação e à literacia, que destacaram o papel transformador da leitura na vida das pessoas e na promoção da igualdade.
O projeto DOC-EDU, que originou o documentário, é desenvolvido ESCS e pelo LIACOM, em parceria com a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), com financiamento do Politécnico de Lisboa. Entre os membros da equipa estão docentes da ESCS, como Joana Souza, coordenadora do projeto, Joana Pontes e Ricardo Pereira Rodrigues.
Após a projeção, houve uma conversa sobre a importância da leitura e do audiovisual como veículo educativo, com participação de docentes da ESCS como Joana Souza e Fernanda Bonacho, titular da Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania.
O documentário será distribuído em escolas, bibliotecas e outros espaços educativos.
Para mais informações, visite o site da Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania. https://catedraunesco.escs.ipl.pt/pt/documentario-a-leitora-a-leitura-como-ato-de-resistencia/
Texto, vídeo e fotografias da autoria do Serviço de Comunicação (Gabcom).
