Passar para o conteúdo principal

Publicado: 30.01.2015

Publicado: 30/01/2015

A terceira edição da Academia RTP não quis ser menos do que as anteriores e recrutou dois escsianos.

Ruben Martins, 19 anos, atualmente aluno do 2.º ano de Jornalismo. Guilherme Trindade, 28 anos, licenciado em Audiovisual e Multimédia (AM). Seguindo as pisadas de outros escsianos antes deles, ambos decidiram candidatar-se à Academia RTP e acabaram por ter de se mudar para Vila Nova de Gaia, durante um período equivalente a um ano letivo.

Complemento à formação

"O que me levou a candidatar-me à Academia RTP foi a oportunidade única de poder trabalhar com os profissionais que fazem a rádio e a televisão que faz parte da minha vida", adianta Ruben. A meio da licenciatura em Jornalismo, que — com saudade, confessa — continua a fazer à distância, este escsiano vê esta experiência como uma oportunidade que "apareceu na altura certa" para "crescer como profissional" e "complementar as aprendizagens que a ESCS [lhe] deu com os conhecimentos que os profissionais da RTP" lhe podem transmitir. Todos os alunos da Academia encontram-se nesta fase a desenvolver os seus projetos pessoais, sendo o de Ruben um dos poucos na área de rádio. "Poder ligar Portugal e os portugueses" é o objetivo de "Vida de Estrada", um programa de informação que se propõe contar as histórias daqueles que percorrem as estradas do nosso país. Chegado a este ponto, Ruben mostra-se confiante em relação ao futuro pós-Academia, com a entrada no mercado de trabalho e um último ano de curso onde poderá aplicar todos os novos conhecimentos. "Certo é que nunca estive tão perto de concretizar o meu sonho de entrar no mundo da rádio e do jornalismo!"

[Legenda] Ruben Martins nas instalações da Academia RTP, no Cento de Produção do Norte da RTP, em Vila Nova de Gaia.

Mudança de rota

Enquanto Ruben optou pela rádio, Guilherme apostou na televisão. Após sugestão de uma colega escsiana, a candidatura materializou-se, "meio a gozar, meio a sério", em parceria com o seu amigo João Sena. A proposta: "uma série de Power Rangers a gozar". As expetativas eram baixas, mas a verdade é que a ideia foi aceite, e a dupla acabou mesmo por se mudar para o Norte e está neste momento a trabalhar na série infantil de ficção científica, ação e comédia "Cavaleiros do Panteão: Força Lendária". A mudança implicou, contudo, que Guilherme se despedisse do seu emprego na Biodroid. Ainda assim, o aspeto mais difícil "é manter o sotaque de Lisboa", brinca. Mais a sério, Guilherme explica o porquê de ter feito esta opção. "Quando mudei de Jornalismo para AM na ESCS, o meu objectivo era ser guionista." De volta então à sua rota original, o seu desejo imediato é o de ver a série chegar às fases de produção e exibição. "A partir daí, é uma questão de quanto mais tempo nos deixarem continuar a trabalhar no meio!"

[Fotografia] Guilherme Trindade (à dir.) com o colega de Academia João Sena.

Fotografias gentilmente cedidas por Ruben Martins e Guilherme Trindade.