Publicado: 02.10.2019

Um grupo de estudantes do 2.º ano de Audiovisual e Multimédia chegou ao top 3 da fase nacional do EDP University Challenge 2019.

No dia 26 de setembro, decorreu, no novo edifício da sede da EDP, a cerimónia da semifinal portuguesa da 13.ª edição do EDP University Challenge, uma competição internacional que visa premiar projetos académicos nas áreas da Engenharia, Gestão, Economia, Marketing e Comunicação.

A equipa constituída por Carlota Real, João Farmhouse e Rúben Freitas, estudantes da licenciatura em Audiovisual e Multimédia, é uma das três finalistas da fase local do concurso.

A grande final terá lugar, no dia 29 de outubro, em Lisboa. Para além do top 3 nacional, a competição contará com três equipas de Espanha e outras três do Brasil.

De 40 ao top 3

A Loja EDP Comercial do Futuro foi o tema do desafio da edição deste ano do EDP University Challenge. Num primeiro momento, o de inscrição, os alunos submeteram as respostas ao briefing, das quais foram pré-selecionadas 40, que seguiram para a etapa de desenvolvimento de projeto. Mais adiante, apenas as 14 melhores ideias chegaram à fase de apresentações.

Das quatro equipas da ESCS inicialmente inscritas, três integraram o grupo de semifinalistas. Na cerimónia de 26 de setembro, para além de Carlota, João e Rúben, a Escola fez-se representar por outros dois grupos de alunas da licenciatura em Publicidade e Marketing: Mariana Trindade e Rita Mendes, do 3.º ano, e as recém-licenciadas Inês Gonçalves e Matilde Bonnet Vilela (finalista da edição do ano passado, em dupla com a colega Maria Ferreira Neves).

Já na semifinal, as 14 equipas subiram ao palco para, num pitch de dois minutos, apresentarem as suas ideias. Após deliberação, o júri do concurso anunciou as cinco melhores propostas, que foram defendidas durante mais cinco minutos. Os projetos “On Spot”, de Carlota, João e Rúben, e “Energia em Movimento”, de Mariana e Rita, chegaram ao top 5. Por fim, o projeto dos estudantes de Audiovisual e Multimédia foi um dos finalistas. Os outros dois lugares foram ocupados por equipas da Universidade do Minho.

As três equipas, bem como os professores orientadores, receberam um prémio monetário no valor de 1.200€ e 400€, respetivamente. O prémio da grande final será uma viagem, com todas as despesas pagas, a Silicon Valley.

Levar os jovens às lojas EDP

O trabalho defendido pelo trio escsiano foi desenvolvido, no ano letivo passado, na unidade curricular de Design de Comunicação, e contou com a orientação do Prof. João Abreu e, ainda, com a ajuda do Prof. Fábio Lima, docente da unidade curricular de Fundamentos de Marketing.

Tal como se lê na sinopse, o objetivo do projeto passa por “comunicar para os mais jovens, que não são o público frequentador das lojas EDP”. Para tal, a equipa propõe a criação do “On Spot”, uma zona, integrada no espaço comercial, que inclui uma área de lazer e outra de cowork. Com isto, os alunos acreditam que, para além de “reavivar as lojas”, a ideia “acrescentará valor à EDP como empresa sustentável, preocupada e inovadora”.

Por sua vez, os projetos dos outros dois grupos da ESCS foram orientados pela Prof.ª Alexandra David, não tendo sido desenvolvidos no âmbito de qualquer unidade curricular.

Ver álbum de fotografias no Facebook.