Disciplina

Fundamentos de Marketing

1.º SEMESTRE / LICENCIATURA EM AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA

Objetivos:
Os objetivos desta disciplina centram-se: (1) Na definição e evolução histórica do conceito de marketing; (2) No desenvolvimento dos conceitos-chave, dos princípios e dos métodos de trabalho em marketing; (3) No processo de marketing; (4) Na integração da função marketing na gestão estratégica empresarial em vários contextos organizacionais; (5) Na relação marketing estratégico e marketing operacional; (6) Na relação da gestão do marketing-mix (produto, preço, placement e comunicação) com a gestão do marketing relacional (consumidor, cliente, concorrente, fornecedores, grupos de pressão/influência e funcionários da própria instituição); (7) Na abordagem às áreas temáticas emergentes do marketing.

Competências:
Pretende-se que os alunos: (1) Desenvolvam reflexão crítica do que é o marketing e suas variáveis; (2) Compreendam a importância do marketing na orientação estratégica das organizações modernas; (3) Sejam capazes de distinguir a visão estratégica da visão operacional de marketing e compreendam a sua importância e competências; (4) Sejam capazes de analisar o mercado, os planos de produto, preço, distribuição e comunicação e compreendam a importância destas variáveis na gestão do marketing relacional; (5) Sejam capazes de desenvolver e operacionalizar metodologias de análise das oportunidades de mercado e de otimização da ação comercial da empresa; (6) Consigam, através de uma metodologia pedagógica de natureza ativa e interativa, evoluir do “conhecimento teórico” para o “conhecimento prático”.

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Manuel Batista

PROFESSOR(ES) QUE LECIONA(M):

Fábio Lima