ESCS assinalou a Semana Europeia da Saúde Pública

Publicado: 09 julho 2021

A Secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional organizou o evento online “Combater a desinformação em saúde. O papel do profissional de comunicação”, com o objetivo de assinalar a Semana Europeia da Saúde Pública.

No âmbito da Semana Europeia da Saúde Pública, que se assinalou entre 17 e 21 de maio, a Secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO) organizou, no dia 18 daquele mês, o evento online “Combater a desinformação em saúde. O papel do profissional de comunicação”. A ação foi dinamizada pelos estudantes finalistas da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE), no âmbito da unidade curricular de Relação com os Media.
A iniciativa visou promover a discussão sobre o papel do profissional de comunicação no combate à crescente desinformação no setor da Saúde, assim como refletir sobre os desafios de comunicação introduzidos pela pandemia de COVID-19.
O evento contou com a participação do médico de saúde pública e epidemiologista Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, da Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes, coordenadora da Secção de RPCO, e de Ana Sofia Tomás, licenciada em RPCE e Assessora de Comunicação do Hospital Garcia de Orta.
Ao longo de quase duas horas de sessão, perante uma audiência de cerca de 100 pessoas, os oradores partilharam as suas visões sobre diversos temas: o impacto da desinformação na atividade profissional; a importância do desenvolvimento de um plano de comunicação de risco; os desafios relacionados com a relação com os jornalistas, durante o último ano de pandemia; e o crescimento das redes sociais enquanto plataformas de comunicação em saúde. Pelo meio, houve, ainda, oportunidade para fazer um balanço da comunicação realizada pelo Ministério da Saúde e pela Direção-Geral da Saúde, a propósito da COVID-19, e para analisar a divulgação efetuada sobre os efeitos adversos relacionados com as vacinas.
O debate permitiu destacar diversas iniciativas que podem ajudar no combate à desinformação sobre a vacinação contra o vírus SARS-CoV-2 e realçar o papel do profissional de Relações Públicas na comunicação para a mudança comportamental, no sentido de incentivar a população a vacinar-se e a proteger-se do novo coronavírus.

TEXTO: gentilmente cedido pela equipa organizadora do evento e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).