Disciplina

Relação com os Media

6.º SEMESTRE / LICENCIATURA EM RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL / OPCIONAL

O relacionamento com os jornalistas esteve na origem do conceito de Relações Públicas (R.P.), e ainda hoje, é uma das principais áreas de atuação desta profissão.
Através dos meios de comunicação social, o profissional de Relações Públicas pode chegar a grandes audiências ou a públicos específicos, e assim, influenciar os seus conhecimentos, as atitudes e a formação das opiniões sobre um tema que tenha interesse desenvolver.
Uma parte importante do trabalho de um profissional de Relações Públicas começa com o conhecimento sobre o funcionamento de cada meio de comunicação social, o perfil dos seus jornalistas, os seus prazos, as solicitações mais frequentes e as caraterísticas das suas audiências, o que determina o tipo (conteúdo e forma) das informações necessárias para a elaboração das peças jornalísticas. Esta compreensão permite ainda o estabelecimento de relações de mútua confiança e respeito, entre um RP e um jornalista.
É também da responsabilidade de um profissional de Relações Públicas o domínio sobre as principais táticas e instrumentos de comunicação com os media por forma a garantir a eficiência da sua atuação.
Atualmente, o profissional de Relações Públicas tem ainda de desenvolver e aperfeiçoar competências para o acompanhamento eficaz das novas tendências, quer ao nível do rápido crescimento dos meios de comunicação social nas novas plataformas de comunicação, quer ao nível da rápida propagação dos novos influenciadores que emergem como fontes de informação.

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Andreia Garcia

PROFESSOR(ES) QUE LECIONA(M):

Andreia Garcia