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Publicado: 28.04.2014

Publicado: 28/04/2014

A ESCS foi anfitriã da segunda edição das Jornadas Pedagógicas.

No passado dia 23 de abril, a ESCS organizou a segunda edição das Jornadas Pedagógicas. O objetivo do evento passou por refletir e discutir a qualidade do ensino na ESCS e questões relacionadas com pedagogia, didática e metodologias de avaliação no Ensino Superior.

O evento foi composto por dois momentos. No primeiro, o Conselho Executivo do Gabinete de Apoio à Qualidade (GAQ) apresentou os resultados do Relatório do Sistema Interno de Gestão da Qualidade (SIGQ) da ESCS referente ao ano letivo 2012/2013. Na segunda parte, a Dr.ª Isabel Gonçalves, do Gabinete de Apoio ao Tutorado (GATU) do Instituto Superior Técnico (IST), apresentou o programa Tutorado existente nesta instituição de ensino.

Implementar a Qualidade na ESCS

Na apresentação pública dos resultados do Relatório do SIGQ, o Prof. Doutor Jorge Veríssimo enfatizou a “forma entusiasta” com que a Escola tem encarado os processos desenvolvidos no âmbito da Qualidade. O Presidente da ESCS sublinhou os benefícios da implementação deste sistema ao nível da avaliação. “Quanto mais tivermos este processo formalizado, mais fácil será responder aos avaliadores”, afirmou. O Prof. Doutor António Belo, Presidente do Conselho Pedagógico, mencionou ainda que esta é a primeira vez que o relatório respeita na íntegra as diretrizes do Regulamento da Qualidade do IPL.

[Fotografia] Membros do Conselho Executivo do GAQ (da esq. para a dir.: Carla Medeiros, Maria João Centeno, Jorge Veríssimo, António Belo e Zélia Santos)

O programa Tutorado

A ESCS convidou a Dr.ª Isabel Gonçalves, coordenadora técnica do GATU do IST, com o intuito de dar a conhecer o projeto Tutorado. O programa, dirigido a alunos dos 1.º e 2.º anos de licenciatura, tem como objetivos: 1) apoiar a transição dos alunos do Ensino Secundário para o Ensino Superior; 2) promover a excelência no ensino e potenciar os resultados académicos dos estudantes; e 3) identificar situações de baixo rendimento académico. A ideia passa por cada aluno ter um tutor (papel desempenhado pelo corpo docente) que o acompanha ao longo dos dois primeiros anos letivos. Em vigor desde 2003, o projeto abrange atualmente cerca de 1500 alunos e 90 tutores. Para a Dr.ª Isabel Gonçalves, a iniciativa “torna os alunos conscientes do seu percurso académico” e potencia a “humanização da relação entre o aluno e o professor”.

[Fotografia] Isabel Gonçalves, coordenadora técnica do Gabinete de Apoio ao Tutorado do Instituto Superior Técnico.