Passar para o conteúdo principal

Publicado: 15.02.2013

Unibox conquistou o terceiro lugar no Poliempreende Nacional. O projeto da escsiana Patrícia Fernandes já tinha vencido a fase regional do concurso.

No âmbito da “Semana do Empreendedorismo”, o Instituto Politécnico de Viseu recebeu, nos passados dias 13 e 14 de setembro, a 9.ª edição do concurso Poliempreende. O evento contou com a presença dos vencedores da fase regional deste concurso de ideias de negócio. Unibox, o projeto da escsiana Patrícia Fernandes e do arquiteto Pedro Almeida, representou o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), acabando por ficar classificado em terceiro lugar. Para a aluna do 3.º ano de Publicidade e Marketing, “foi gratificante representar o IPL e trazer o terceiro prémio para a Escola”.

“Um projeto com muito potencial”

O objetivo do projeto Unibox passa por desenvolver uma unidade de cariz modelar, com o mesmo conforto de uma roulotte, ao preço de uma estadia em tenda. Para o Prof. Vítor Gonçalves, mentor do projeto e representante do Poliempreende na ESCS e no IPL, os jurados reconheceram a viabilidade da Unibox. “O júri elogiou imenso o trabalho”, refere. Patrícia conta que “a apreciação do júri foi muito boa”. Os comentários “acabaram por dar inputs para o projeto”, acrescenta Pedro. Vítor Gonçalves revela “grande orgulho e satisfação” em relação ao trabalho desenvolvido pela dupla de empreendedores. Por sua vez, Patrícia e Pedro destacam a “grande colaboração” do docente. “Ele orientou todos os passos”, conta a aluna.

E depois do Poliempreende?

Em relação ao futuro, Patrícia garante que “o projeto vai continuar vivo”. Patrícia e Pedro pretendem continuar a desenvolver a Unibox de modo a obterem “um produto o mais optimizado possível”. Para tal, contam já com a colaboração do ISEL e da empresa Smart Aqua. A intenção passa por tornar a Unibox energeticamente autónoma e sustentável. “O objetivo é conseguir uma autonomia de pelo menos uma semana”, explica a aluna. Em jeito de conclusão, Patrícia confidencia o desejo de “um dia ter o prazer de passar algures na rua e ver uma Unibox”.