Publicado: 27.07.2018

Na segunda edição da Academia Politécnico LX, 50 estudantes do Ensino Secundário tiveram a oportunidade de conhecer os estúdios de televisão da ESCS.

A segunda edição da Academia Politécnico LX, uma iniciativa do Politécnico de Lisboa (IPL) e da Fórum Estudante, decorreu na semana de 16 a 20 de julho. Cinquenta estudantes, provenientes de todo o país, viajaram até Lisboa com o objetivo de conhecer a oferta formativa do IPL e, também, conhecer cidade. Para tal, foram organizadas atividades, dentro e fora das unidades orgânicas, de forma a que os jovens pudessem não só aprender, na prática, as vertentes formativas, como, também, explorar a capital. Após esta iniciativa, os participantes poderão partilhar as suas experiências com os colegas, funcionando como embaixadores do IPL.

Receção na ESCS

Antes de passarem pela Escola, os jovens visitaram o Grupo Renascença Multimédia, onde tiveram a oportunidade de percorrer espaços como a redação e os estúdios de rádio e de assistir à emissão do programa Snooze, da Mega Hits. Na manhã do dia 18, passaram pela ESCS, onde foram recebidos no Auditório Vítor Macieira pela Direção e pelo Serviço de Comunicação (Gabcom), antes de experimentarem as diversas áreas que compõem os estúdios de televisão da Escola.

No Auditório, o Prof. Doutor André Sendin, Presidente da Escola, explicou o facto de a instituição ser a única, no país, construída de raiz a pensar na Comunicação e falou sobre a importância das atividades extracurriculares, compostas por “alunos que se organizam e trabalham diariamente para complementar, em termos de competências, o que é feito nos cursos”.

Em jeito de curiosidade, Marcos Melo, coordenador do Gabcom, questionou, ainda, o grupo sobre quem pondera seguir os estudos na área de Comunicação, sendo que um número considerável de participantes levantou o braço.

Está a gravar!

Nos dois estúdios de televisão da Escola (analógico e virtual), os estudantes puderam experimentar várias atividades, como leitura de teleponto, entrevista, operação de câmara, realização e cenografia virtual.

Como peixe dentro de água, estava Rúben Matos, um dos participantes que, antes de se inscrever na Academia, esteve a cobrir o segundo fim-de-semana de Rock in Rio como jovem repórter para o ambiente. O aluno lisboeta ainda está a frequentar o 11.º ano, mas já tem a Escola debaixo de olho, por isso, achou que fazia “todo o sentido” participar nesta iniciativa. “Acho que a ESCS é aquela que se adequa mais àquilo que eu quero, porque, para além da parte teórica, tem, também, a parte prática muito vincada e eu acho que isso é importante”. Rúben destaca, ainda, as instalações da Escola e o facto de os cursos serem lecionados por “professores que estão em atividade como jornalistas”.

Eduardo Barros veio do Porto para ter contacto com a vertente prática da ESCS. “Como eu gosto de Comunicação e soube que havia esta escola, com ambientes de televisão e rádio, decidi participar. E estou a gostar muito”, conta.

Quem já conhecia as instalações da ESCS e regressou foi Bruna Melo, natural de Lisboa. A jovem tinha feito uma visita guiada à Escola, acompanhada por duas colegas, e decidiu inscrever-se nesta iniciativa para conhecer a oferta formativa das outras escolas do IPL e tirar as suas dúvidas. A estudante considerou a experiência “bastante interessante, porque dá uma perspetiva do mundo da televisão de que as pessoas não têm bem noção”.

Mónica Oliveira e Rita Madeira chegaram de pontos distintos do país (Santa Maria da Feira e Évora, respetivamente), mas têm em comum o interesse pelas áreas da Escola, apesar de ainda estarem indecisas sobre que opção seguir. Na Academia, aproveitaram para experimentar outras áreas, de forma a tomarem uma decisão mais consciente. Da passagem pela ESCS, Mónica refere o facto de ter ficado a conhecer as diferentes vertentes da Comunicação. Por seu lado, Rita destaca a “enorme dimensão prática que, se calhar, não se encontra tão facilmente noutras escolas”.

Ainda que nem todos os participantes estivessem interessados em prosseguir estudos na área da Comunicação, a boa disposição e o entusiasmo demonstrados ao longo das atividades foi evidente.

Confira, abaixo, os melhores momentos da Academia Politécnico LX.