Publicado: 23.10.2015

Publicado: 23/10/2015

A ESCS recebeu a conferência “Comunicar o Cinema”. O evento, organizado pelo aluno Jaime Lourenço, discutiu a relação entre o cinema e os meios de comunicação social.

No passado dia 15 de outubro, o Auditório Vítor Macieira abriu as portas para acolher a conferência “Comunicar o Cinema”. A iniciativa, organizada por Jaime Lourenço, aluno do curso de mestrado em Jornalismo, teve como objetivo discutir a relação entre o cinema e os media, na sociedade portuguesa.

A conferência foi dividida em quatro painéis temáticos: “Que lugar editorial para o cinema?”, “O jornalista de cinema”, “Organizações que promovem o cinema” e “Impacto do cinema na sociedade”. Para refletir sobre estas questões, sentaram-se à mesa profissionais da área do cinema, em debates moderados por docentes da ESCS e pelo próprio aluno. Segundo Jaime Lourenço, esta conferência foi inédita, uma vez que conseguiu combinar as perspetivas das várias áreas lecionadas na Escola.

[Fotografia] Jaime Lourenço, licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial e aluno do 2.º ano do mestrado em Jornalismo, foi o organizador da conferência “Comunicar o Cinema”.

“É uma iniciativa fantástica”*

Na sessão de abertura da conferência, o Presidente da ESCS dirigiu um “agradecimento especial” a Jaime Lourenço. O Prof. Doutor Jorge Veríssimo afirmou que “são estas iniciativas que dão vida à Escola”. A Prof.ª Doutora Anabela de Sousa Lopes referiu que “desta vez, foi ao contrário”, dado que, normalmente, estas ações partem dos docentes. A diretora do mestrado em Jornalismo frisou que “é um orgulho que um aluno tenha tido esta iniciativa”. Em jeito de brincadeira, a docente disse que “a fasquia fica muito alta para os próximos alunos” que, no futuro, pretendam organizar eventos similares.

*Afirmação da Prof.ª Doutora Anabela de Sousa Lopes

[Fotografia] Painel I: “Que lugar editorial para o cinema?”. Participantes: Teresa Nicolau (RTP) e Dora Santos Silva (FCSH-UNL). Moderação: Anabela de Sousa Lopes (ESCS).

Da ideia à realidade

A ideia de organizar a conferência surgiu há cerca de um ano, quando Jaime Lourenço estava à procura de possíveis temas para o seu trabalho final de curso. “O jornalismo de cinema era claramente o certo”, afirma sem hesitações, até porque esta é uma área que lhe é muito cara. “É uma paixão”. Jaime foi, inclusivamente, editor da secção de cinema na ESCS MAGAZINE. Entretanto, a ideia foi ganhando forma, até que o aluno deu por si a pensar: “Espera lá, isto dava uma conferência”.

[Fotografia] Painel II: “O jornalista de cinema”. Participantes: Inês Gens Mendes (Sapo) e Maria João Rosa (TVI). Moderação: Jaime Lourenço (ESCS).

“Foi uma aventura”. É com estas palavras que Jaime define, com humor, o desafio de organizar este evento. O aluno tem a noção de que “não sou nenhuma entidade, sou uma pessoa comum”. Mas isso não o impediu de seguir em frente. “Fiz isto a custo zero”, assume. “Isso sim é que foi o grande desafio, mas acho que foi superado”, conta. Mas tal só foi possível graças aos apoios da Direção da ESCS, da Associação de Estudantes e de uma equipa de meia dúzia de alunos e ex-alunos, da sua confiança, que, sob a sua coordenação, conseguiram tornar a ideia uma realidade. A conferência contou, ainda, com a colaboração de todos os núcleos de atividades extracurriculares da ESCS, que fizeram a cobertura do evento.

[Fotografia] Painel III: “Organizações que promovem o cinema”. Participantes: Isabel Lima (NOS) e Nuno Sousa (UCI Cinemas). Moderação: Maria João Centeno (ESCS).

“Foi um sucesso”*

No rescaldo do evento, Jaime afirma que a conferência “correu melhor do que estava à espera”. O aluno diz que viu todas as questões, que deram origem a esta conferência, debatidas e respondidas, em grande medida, graças ao apoio dos oradores e dos moderadores. Quanto à audiência, composta por cerca de duas centenas de pessoas, o aluno destaca que houve adesão não só por parte da Escola mas também de pessoas vindas de outras instituições.

Por fim, Jaime Lourenço diz que o seus planos para o futuro passam, para já, pela conclusão do mestrado em Jornalismo. O aluno está, neste momento, a trabalhar no seu trabalho final que, claro está, se debruça sobre a temática do jornalismo de cinema.

*Afirmação de Jaime Lourenço

[Fotografia] Painel IV: “Impacto da cinema na sociedade”. Participantes: Tiago Baptista (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento) e José Carlos de Oliveira (Academia Portuguesa de Cinema). Moderação: João Abreu (ESCS).

Fotografias gentilmente cedidas pelo número f.