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Publicado: 17.10.2023

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Header Ana Tempéra (PM)

Ana Tempéra deixou o “bichinho da Publicidade” ganhar vida na Licenciatura e no Mestrado em Publicidade e Marketing. Atualmente, trabalha como Account na PHD Media.

Ana Tempéra define-se como “uma pessoa que gosta muito de Publicidade e que adora o que faz”. Confessa que, no final da Licenciatura em Publicidade e Marketing (PM), sentiu Síndrome de FOMO (Fear Of Missing Out), na medida em que não queria largar, do pé para a mão, nem a ESCS nem a vida de estudante. Por isso, optou por prosseguir estudos no Mestrado, também em PM. Já no mercado de trabalho, tem evoluído na Omnicom Media Group, onde, hoje, trabalha como Account, na PHD Media, agência de meios daquele grupo.

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Ana Tempéra
Ana Tempéra é licenciada e mestre em Publicidade e Marketing.


A aprendizagem e as pessoas

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João Barros e Ana Tempéra
Com o Prof. João Barros, no dia em que defendeu a sua dissertação de mestrado.

Como “adorava estudar”, antes de entrar na ESCS, Ana Tempéra esteve um ano em Direito, mas depressa percebeu que não se revia naquele curso. Por sempre ter tido “o bichinho da Publicidade”, decidiu apostar na licenciatura em Publicidade e Marketing, em que ingressou em 2012. “Desde pequenina, adorava ver anúncios de televisão. Mas não era pessoa de mudar de canal, eu ficava a vê-los”, admite, divertida. Já na Escola, a escsiana apercebeu-se de que “podia juntar o melhor dos dois mundos”: a teoria, de que tanto gosta, a uma vertente mais prática, que coloca os estudantes em contacto com a realidade do mercado de trabalho. “Tive professores que eram profissionais da área, o que nos deixava com muita curiosidade e nos fazia querer seguir os seus passos”, lembra. Ana recorda, em particular, os seminários organizados pelo curso: “ansiava sempre essas aulas. Lembro-me de que conhecemos [por exemplo] o Hugo Veiga [diplomado em PM e Global CCO na AKQA]. [E outras] pessoas com muito calibre e de muito bom nome”, menciona. Do corpo docente, destaca o Prof. João Barros, que, hoje, considera um amigo. “Ligo-lhe quando surgem desafios profissionais ou quando se coloca uma mudança no meu caminho. Tomo muito em consideração a sua opinião”, conta.

Após a licenciatura, o mestrado

Após terminar a licenciatura, Ana decidiu enveredar pelo mestrado na mesma área. “Acho que tive um bocado de FOMO. Não queria deixar a ESCS, porque tinha gostado mesmo dos três anos [de licenciatura]. E também não queria deixar o mestrado para depois”, conta.

Como, ao mesmo tempo que frequentava o 1.º ano do curso, trabalhava na Zara, a escsiana aproveitou a relação que já existia com a empresa para se debruçar sobre as “Motivações subjacentes à compra online: o caso da Zara”, título da dissertação defendida para a obtenção do grau de mestre.

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Ana Tempéra
Após a licenciatura, a escsiana decidiu prosseguir estudos no mestrado em Publicidade e Marketing.


Competições: uma mais-valia para a carreira

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José Maria Magalhães e Ana Tempéra
No Festival Cannes Lions, com o colega de equipa José Maria Magalhães.

Ainda na ESCS, no ano de finalista, a escsiana participou, em grupo, a desafio de uma unidade curricular, no concurso “Ideias de Pedra” – que visava o desenvolvimento de ideias inovadoras, tendo a pedra natural como elemento principal –, arrecadando uma menção honrosa com o projeto “Level 0”.

Já no mercado de trabalho, aventurou-se, nos dois últimos anos, na competição Young Lions, na categoria de Media. Se, em 2022, a sua dupla ficou em segundo lugar, em 2023, conquistou o galardão de ouro e a oportunidade de representar o país no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Ana define a oportunidade de ir a Cannes como “uma experiência para a vida”, sendo uma mais-valia não só para a empresa que as equipas representam como, também, para os profissionais que competem. “Os prémios dos Young Lions têm muita visibilidade, principalmente, na nossa área da criatividade e da publicidade. Abre-nos muitas portas, dá-nos a conhecer”, garante.

Crescer profissionalmente no grupo Omnicom

Em 2017, na reta final do mestrado, a antiga estudante teve conhecimento de uma oportunidade de emprego na FUSE Portugal, através de uma colega escsiana que já estava no Grupo Omnicom. Ana começou, assim, a sua jornada no Omnicom Media Group, como Account Manager, tendo, durante quatro anos, feito ações de branded content e gestão de influenciadores e de redes sociais para uma série de clientes. Como “trabalhava numa área transversal a todas as agências” do grupo, a determinada altura, sentiu a necessidade de sair da sua zona de conforto e aprender um pouco mais sobre a vertente de Media. “Há uma ideia de que a Media é aborrecida. E eu sinto que, se conseguir juntar criatividade, é perfeito, porque não é só mais uma campanha, é ‘a’ campanha. Todos os dias, tento acrescentar valor nesse sentido e trazer inovação àquilo que são os meios tradicionais”, reflete. Durante ano e meio, aprendeu a planear para online e offline, ao trabalhar com marcas do setor automóvel. “Comecei logo a perceber que a minha paixão era esse setor e que tinha a certeza de que queria continuar”, conta. Já em 2023, passou para o lado do cliente, na PHD Media. Agora, como Account, gere três grandes clientes: dois na área do automóvel e um na do retalho, a par de outros mais pequenos. “O meu dia-a-dia é focado na estratégia, no mercado, nas necessidades do cliente, num acompanhamento mais próximo, perceber como está o setor, como se estão a comportar os principais players, as oportunidades de negócio”, explica.

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Ana Tempéra
A escsiana tem vindo a progredir profissionalmente na Omnicom Media Group.


Uma Escola que fica na memória

Os amigos que Ana fez na ESCS “são para a vida”. Da proximidade com os professores, “que estão com a mão na massa no dia-a-dia ou que já participaram em coisas muito grandes no mercado”, leva a aprendizagem. Hoje, com uma carreira de seis anos na área da Publicidade, Ana Tempéra olha para trás e percebe que as “ferramentas” que adquiriu ao longo dos cursos de licenciatura e de mestrado lhe deram as bases para evoluir profissionalmente. “Os alunos saem muito bem preparados e, mesmo sem experiência [profissional], têm normalmente oportunidades em grandes grupos de Media. A ESCS tem bom nome no mercado e é tida em conta nas contratações”, assegura. É, por isso, uma Escola que “fica na memória de toda a gente”.

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Ana Tempéra
Ana assegura que a ESCS fica na memória dos estudantes que por cá passam.


Por fim, desafiámos Ana Tempéra a responder a uma espécie de Questionário de Proust:

Um objeto essencial para o teu dia-a-dia.
A minha agenda.

Uma cidade ou um país.
Itália.

Uma música ou uma banda.
Fred Again.

Um filme ou um realizador.
Moulin Rouge, de Baz Luhrmann.

Um livro ou um escritor.
José Saramago.

Uma série.
Stranger Things.

Uma referência profissional.
Académica: João Barros; Profissional: Luís Cordeiro, da PHD Media.

Quando for grande, quero ser.
Quero continuar a trabalhar na área de Media, preferencialmente, no setor automóvel e, mais do que isso, ter trabalho e saúde.


No vídeo abaixo, Ana Tempéra fala sobre as mais-valias de ter estudado na ESCS e como a formação académica contribuiu para o seu percurso:


Texto e Fotografias: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)
Fotografias dos separadores "A aprendizagem e as pessoas" e "Competições: uma mais-valia para a cerreira" gentilmente cedidas por Ana Tempéra