Passar para o conteúdo principal

Publicado: 26.07.2013

Cinco escsianos estiveram no Optimus Alive 2013, onde realizaram a cobertura dos diversos eventos da cerveja Heineken no recinto do festival.

A participação num dos maiores festivais de música do país deu à equipa da ESCS uma visão do que é a realidade do mundo profissional e atuar no campo. No âmbito do protocolo assinado entre a ESCS e a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A. (detido pelo Grupo Heineken desde 2008), o objetivo dos escsianos era captar, em vídeo e fotografia, todos os momentos que a Heineken quisesse destacar.

[Fotografia] Da esq. para a dta.: Manuel Piçarra, Inês Onofre, Flávia Brito, Joana Jesus e Marta Neves.

Três dias intensos de trabalho... e diversão

A equipa da ESCS destacada para o evento foi constituída por Marta Neves (coordenadora/produtora) e pelos alunos Inês Onofre (edição e pós-produção) e Joana Jesus (fotografia), finalistas do curso de Audiovisual e Multimédia (AM), Manuel Piçarra (operação de câmara e edição) do 2.º ano de AM, e Flávia Brito (repórter) do 2.º ano de Jornalismo. Os conteúdos produzidos pelos estudantes incluíram ações de sustentabilidade, momentos de destaque com figuras públicas no stand da bebida e no stage bar do palco Heineken. O resultado final foram dois vídeos que serão publicados nas redes sociais da marca. Um dos vídeos focou os três dias de festival e a forma como as pessoas reagiam à marca no terreno. O outro destacou as ações de sustentabilidade da Heineken para a consciencialização do efeito de bebidas alcoólicas. Segundo Marta Neves, estas parcerias permitem aos alunos consolidar as bases teóricas que adquirem na licenciatura. “Tivemos de trabalhar arduamente para um cliente real. Mas tivemos a sorte de ir a sítios privilegiados no festival e conhecer profissionais extraordinários. Todos os alunos que pretendem seguir um dos cursos da ESCS têm de saber que a Escola proporciona experiências únicas como esta”, disse a coordenadora.

Veja aqui o que os alunos fizeram no Optimus Alive 2013.

 

“Quanto mais experiência, melhor”

Para Flávia Brito e Inês Onofre, foi a primeira participação num evento da dimensão do Optimus Alive. Flávia, que acompanhou a equipa de vídeo pelo recinto do festival, confessou que “esta foi uma oportunidade de pôr conhecimentos teóricos em prática e uma boa plataforma de treino. Aprendi muito. A equipa da ESCS era excelente, bem disposta e trabalhadora”. Inês adorou a experiência. “O ambiente foi ótimo. Apesar dos momentos de seriedade e cansaço, diverti-me imenso. É bom quando cumprimos os objetivos a que nos propomos e temos o privilégio de fazer aquilo que mais gostamos”. Habituados a este tipo de andanças, Joana Jesus e Manuel Piçarra estiveram encarregues de captar imagens do evento. Experiente neste tipo de cobertura, Joana mencionou que “estes desafios são uma forma de ganhar à vontade e adquirir experiência”. A aluna reconheceu que foram os núcleos de atividades extracurriculares que lhe deram genica para estas iniciativas. Para Manuel, este evento foi uma maneira de pôr em prática e desenvolver o que aprendeu nas aulas. “Agora que já tenho bases de captação, senti-me mais preparado. Gostei de estar no meio do público com a câmara, houve muita interação”.