Passar para o conteúdo principal

Publicado: 10.04.2015

Publicado: 10/04/2015

A ESCS recebeu a visita de uma comitiva ministerial de Cabo Verde.

Na sequência de um protocolo assinado com o Governo de Cabo Verde, a ESCS recebeu, no passado dia 31 de março, a visita de uma comitiva cabo-verdiana.

A delegação, presidida pelo Ministro da Presidência do Conselho de Ministros de Cabo Verde, o Dr. Démis Lobo Almeida, e que incluía o Diretor-Geral da Comunicação Social e o Presidente do Conselho de Administração da Rádiotelevisão Caboverdiana, viajou até Portugal e aproveitou a ocasião para conhecer as instalações da Escola.

Uma parceria “estratégica”

Num primeiro momento, a comitiva reuniu-se com vários representantes da ESCS e do IPL, no âmbito de um encontro cujo objetivo passou por reforçar os laços institucionais estabelecidos pela parceria acordada.

Nos discursos de boas-vindas, os presidentes do IPL e da ESCS foram unânimes ao reforçar a abertura das instituições nesta colaboração. Por sua vez, o Dr. Démis Lobo Almeida explicou que a escolha da ESCS se justifica pela vontade de estabelecer uma “parceria de referência” em Portugal. A ESCS “é uma Escola absolutamente prestigiada e reconhecida” e “dá-nos todas as garantias para a promoção da qualidade do Jornalismo e da Liberdade de Imprensa” em Cabo Verde, acrescenta. Por fim, o ministro agradeceu “a ajuda e a abertura” da ESCS e do IPL, acreditando no seu contributo para o desenvolvimento do país e para o reforço da Academia cabo-verdiana.

[Fotografia] A comitiva cabo-verdiana.

[Fotografia] Os representantes da ESCS e do IPL.

O protocolo

O protocolo de cooperação, estabelecido com o Governo de Cabo Verde – através da Direção-Geral da Comunicação Social e em articulação com o Ministério do Ensino Superior daquele país –, prevê que a ESCS preste assessoria científica a estas entidades no âmbito da criação de cursos de especialização e de formação técnica/capacitação nas áreas do Jornalismo, a fim de colmatar a necessidade de complemento de formação dos jornalistas cabo-verdianos.

A visita guiada

Num segundo momento, a comitiva cabo-verdiana visitou as instalações da ESCS, com especial enfoque nas áreas tecnológicas da Escola (estúdios de televisão, estúdios de rádio, laboratórios multimédia, etc.). No final da visita guiada, a impressão da comitiva foi “muito positiva”: “a visita confirmou e reforçou a nossa confiança no prestígio da Escola”, referiu o Dr. Démis Lobo Almeida. O Ministro enfatizou, ainda, que a Escola está “extremamente bem equipada” e que tem “docentes altamente qualificados”.

[Fotografia] Da esq. para a dir.: Prof. Doutor André Sendin, Prof. Doutor Jorge Veríssimo, Dr. Démis Lobo Almeida e Prof. Doutor Luís Vicente Ferreira.

[Fotografia] Visita ao estúdio virtual da ESCS.