Publicado: 31.10.2014

Publicado: 31/10/2014

A ESCS FM dedicou toda uma semana de atividades à celebração de quatro anos de muita experimentação e aprendizagem.

Para assinalar quatro anos de emissão, que arrancou oficialmente a 28 de outubro de 2010, a rádio online da Escola Superior de Comunicação Social preparou um conjunto de atividades ao longo da última semana. Todos os dias, ao fim da tarde, o programa Lusco-Fusco – um fórum que tem testemunhado a estreia de muitos escsianos nas lides radiofónicas – saiu do estúdio e assentou arraiais no foyer do piso -1 da ESCS. Entre autores dos primeiros programas da rádio e representantes dos vários departamentos, por lá passaram muitas das vozes que viveram, e agora contaram, a história da ESCS FM. Fazendo jus à sua missão (ensinar – não é à toa que já se tornou quase um cliché descrevê-la como uma escola dentro da Escola), na tarde de sexta-feira, dia 31, teve lugar uma sessão especial que contou com a presença de profissionais do mundo da rádio: José Pedro Pereira, da RFM, veio partilhar a sua experiência na área da sonoplastia; o escsiano Fábio Vieira Fernandes, da Antena 3, na área da comunicação; e Catarina Palma, da Mega Hits, na da locução.

[Fotografia] O aluno Ricardo Ramos moderou a conversa que decorreu na Sala Madeira Correia.

4 anos de paixão e de trabalho

Programas, informação, sonoplastia e comunicação. Todos os departamentos são fulcrais, não só para uma emissão contínua (24 horas por dia, 7 dias por semana), mas também para garantir a sua qualidade e, claro, para dá-la a conhecer, fazendo com que seja ouvida. No fim de contas, a equipa é extensa e diversa (102 alunos), mas todos os membros ostentam uma característica comum: a paixão pelo trabalho levado a cabo neste núcleo extracurricular.

Na sua mensagem de aniversário, a atual diretora-geral faz um balanço em que se mostra agradecida, mas sobretudo orgulhosa: "ESCS FM, são 4 anos de ti. Eras um bebé pequenino e agora… Bem, agora és uma criança grande, crescida, já caminhas por ti mesma, já falas por ti mesma, já opinas e refilas. É um orgulho ver-te crescer a cada dia que passa, ver a vontade que as pessoas têm de te conhecer. É bom olhar para trás e ver o caminho que já percorreste." "Mas não vais parar por aqui, eu sei que não", antecipa Cristina Manteigas, confiante de que o seu trabalho e o dos que a antecederam será continuado pelas próximas gerações de escsianos.

[Legenda] A imagem do 4.º aniversário foi desenvolvida pelo departamento de comunicação da ESCS FM.

4 anos de crescimento

O nascimento da ESCS FM em 2010 foi, na verdade, o culminar de um longo período de gestação. Ao longo desse processo, Nuno De Sousa Moreira não desistiu de concretizar o seu sonho de reativar o núcleo No Ar e criar uma rádio feita na ESCS por alunos da ESCS. "Quando dei início às emissões experimentais [do que viria a ser a ESCS FM], no meu quarto, apenas com uma pequena mesa de mistura e um computador, era difícil acreditar que o projeto saísse daquele espaço", confessa o fundador da ESCS FM, que contou sempre com o apoio e o entusiasmo da colega Inês Bexiga. "Por isso, quatro anos depois, é com um orgulho imenso que olho para o projeto", refere o jornalista da Correio da Manhã TV.

Esta estrutura complexa que hoje a rádio assume começou a ser desenhada logo no ano seguinte, depois de David Francisco assumir o cargo de diretor-geral, e contribui para que cada vez mais escsianos se deixem morder pelo famoso 'bichinho da rádio'. Aos poucos, a ESCS FM vai-se tornando um autêntico 'viveiro' de futuros profissionais do setor. "Fico feliz e orgulhoso de ver que projetos que nasceram na ESCS FM e as pessoas que os fizeram são bons o suficiente para ganharem o interesse do público em geral e poderem dar o salto do ambiente de formação para o ambiente profissional. De alguma forma, é para isso que a ESCS FM serve. É uma rampa de lançamento", afirma David, referindo-se a projetos que nasceram no estúdio da ESCS e não terminaram com o fim da licenciatura dos seus autores, como o Bola na Rede ou o Rádio Defusão.

Para aqueles que nunca viveram a ESCS FM por dentro, fica o repto de Cristina Manteigas: "A ti, que estás desse lado a ler este texto. Sim, tu. Tu que nos ouves, que nos segues nas redes, tu que visitas o nosso site, tu que já passaste pelo nosso placard. Quero que saibas que ser a tua companhia é um prazer. Somos muito felizes na ESCS FM e é bom saber que, ao fazer algo que nos deixa felizes, passamos a nossa felicidade a alguém. Foram 4 anos, continua por aqui para saberes quantos mais serão."