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Publicado: 24.04.2015

Publicado: 23/04/2015

A ESCS organizou a terceira edição das Jornadas Pedagógicas.

Pelo terceiro ano consecutivo, a ESCS foi anfitriã das Jornadas Pedagógicas. O fórum, ocorrido no passado dia 17 de abril, já faz parte das iniciativas desenvolvidas pela Escola, no âmbito da promoção de uma política de implementação da Qualidade. O objetivo do evento visou refletir e discutir a qualidade do ensino na ESCS e questões relacionadas com pedagogia, didática e metodologias de avaliação no Ensino Superior.

A sessão dividiu-se em duas partes. Na primeira, o Conselho Executivo do Gabinete de Apoio à Qualidade (GAQ) apresentou os resultados do Relatório do Sistema Interno de Gestão da Qualidade (SIGQ) da ESCS referente ao ano letivo 2013/2014. Na segunda, o Dr. Bruno Moura, responsável de Comunicação e da área de e-Learning na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), apresentou a plataforma de ensino online Moodle desta instituição.

[Fotografia] Os membros do Conselho Executivo do GAQ apresentaram os resultados do Relatório do Sistema Interno de Gestão da Qualidade ESCS 2013/2014.

Um percurso na senda da Qualidade

No âmbito da apresentação dos resultados do Relatório do SIGQ 2013-2014, o Prof. Doutor Jorge Veríssimo enalteceu o trabalho desenvolvido pelo GAQ, nos últimos três anos. Se, por um lado, “permite avaliar o percurso da ESCS no âmbito da Qualidade”, por outro, “já está a dar os seus frutos”, referiu. Para o Presidente da ESCS, o próximo passo diz respeito à monitorização dos dados recolhidos, no sentido de “melhorar” os procedimentos.

[Fotografia] Em cima: António Belo, Lucília-José Justino e Isabel Simões-Ferreira. Em baixo: Jorge Veríssimo, Maria João Centeno e Zélia Santos.

Moodle na FMUL

A convite da ESCS, o Dr. Bruno Moura deu a conhecer a plataforma online Moodle utilizada na FMUL. A apresentação focou-se na utilização desta ferramenta como sistema de gestão de aprendizagem utilizado pelos alunos e pelos docentes daquela instituição. O convidado começou a sua intervenção, dando a conhecer as suas potencialidades e vantagens. Como desafios para implementar um sistema deste tipo, Bruno Moura identificou alguns pontos fulcrais: a necessidade de formar e integrar a comunidade escolar na plataforma (nomeadamente, através da realização de ações de formação/workshops); a criação de uma matriz que permita a uniformização dos conteúdos a publicar na plataforma; e a existência de uma equipa que preste apoio à comunidade.

[Fotografia] O Dr. Bruno Moura apresentou a plataforma online Moodle utilizada na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.