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Publicado: 21.02.2014

Publicado: 21/02/2014

Uma equipa de quatro escsianos está a estagiar no Gabinete de Comunicação da AULP – Associação das Universidades de Língua Portuguesa.

No âmbito de um protocolo assinado no ano passado com a ESCS, a AULP – Associação das Universidades de Língua Portuguesa abriu as portas do seu Gabinete de Comunicação a uma equipa composta por quatro escsianos.

Marco Ferreira e Rodrigo Querido, ambos finalistas do curso de licenciatura em Jornalismo, Pandora Guimarães, recém-licenciada em Jornalismo, e Rosendo Cruz, finalista do curso de mestrado em Publicidade e Marketing, são os jovens profissionais que abraçaram o desafio proposto pela associação.

[Fotografia] Da esq. para a dir.: Pandora, Rodrigo, Marco e Rosendo.

Inserção na vida ativa

O objetivo a que esta equipa se propõe é simples de enunciar: divulgar a AULP. Os escsianos representam um novo fôlego na comunicação da organização. A incumbência que têm em mãos passa por alargar o âmbito da atuação da associação aos alunos do ensino superior, uma vez que, até agora, a AULP se limitava a comunicar para os reitores/presidentes das universidades/politécnicos. “Temos conseguido dar um novo rumo à associação”, afirma Pandora.

Para alcançar o seu propósito, o dia-a-dia destes quatro elementos desdobra-se em diversas tarefas. O clipping é uma ferramenta obrigatória no sentido de informar os públicos da AULP. “Temos que estar em constante atualização”, explica Rodrigo. Para Marco, a produção de conteúdos é “uma das coisas mais atrativas” no estágio. Para além da cobertura de eventos e realização de entrevistas, a equipa é também responsável pela edição da nova newsletter da associação. Os quatro escsianos têm contribuído, ainda, para a reformulação dos canais de comunicação da AULP, nomeadamente o website e as redes sociais. No sentido de “nos adaptarmos aos novos tempos”, Rosendo refere que há um esforço de “explorar todas as oportunidades que a Internet nos disponibiliza”. Todas as propostas de melhoria apresentadas pela equipa têm dado frutos. “Tivemos essa abertura e está a resultar”, afirma Pandora com satisfação.

Experimentar e aprender

Acima de tudo, estagiar na AULP traduz-se numa oportunidade de aprendizagem. Os quatro escsianos são unânimes em enfatizar a importância de trabalhar com prazos específicos. “Temos timings apertados para cumprir”, avança Rodrigo. Rosendo identifica a aquisição de “algumas skills que vão para além daquilo que aprendemos no papel”. Rodrigo acrescenta que “é para isso que servem os estágios”, referindo-se à experiência como um complemento à formação académica. O espírito de cooperação e de entreajuda é óbvio na relação dos quatro escsianos. Para estes jovens profissionais, o trabalho de equipa é o segredo do sucesso e um dos grandes ensinamentos deste estágio.

Para o desempenho no Gabinete de Comunicação da AULP, muito contribuem as competências adquiridas na ESCS. Para Pandora, a componente prática é uma das mais-valias do ensino da Escola. “Aprender a trabalhar com ferramentas de edição [vídeo, áudio e fotografia] foi muito importante para mim”, refere. Marco não hesita em afirmar que a ESCS “está no topo da área da Comunicação em termos de tecnologia e de professores”. Para além disso, o aluno refere que na Escola “desenvolvemos sobretudo uma grande capacidade de trabalho e de autonomia”.

[Fotografia] “O que aprendemos é que se trabalharmos conseguimos bons resultados”, afirma Pandora, em nome da equipa.

O lado da AULP

Teresa Botelheiro, secretária-executiva da AULP, é responsável pela coordenação do estágio dos quatro escsianos. Com o objetivo de “consolidar projetos e abrir novos caminhos”, “fez sentido ter os alunos ao nosso lado”, refere. Deste modo, surgiu a necessidade de munir a associação de uma “muito boa equipa” de comunicação e, por isso, recorreu à ESCS. Teresa Botelheiro afirma que os alunos da Escola têm uma “vantagem muito grande”: têm noções práticas. Por esse motivo, “é muito mais fácil integrá-los neste projeto”. A coordenadora do estágio enfatiza o contributo “enorme” da equipa para o trabalho desenvolvido pela AULP. Os escsianos têm liberdade para experimentar, o que lhes vale a criação de um currículo. Por fim, a coordenadora do estágio resume o empenho e o protagonismo desta equipa numa frase: “eles não estão ao meu lado, pelo contrário, sou eu que estou ao lado deles”.