Publicado: 24.11.2017

A escsiana Teresa Abecasis, jornalista da Renascença, foi distinguida com o Prémio Gazeta Multimédia, do Clube de Jornalistas.

Teresa Abecasis foi distinguida, no passado dia 16 de novembro, com o Prémio Gazeta Multimédia, nos Prémios Gazeta de Jornalismo 2016, do Clube de Jornalistas, pela reportagem "O cemitério dos vivos". Este trabalho foi desenvolvido em conjunto com o colega João Carlos Malta, para a Renascença, e aborda a temática da comunidade cigana no Bairro da Pedreira, em Beja. A cerimónia teve lugar nas Antigas Cavalariças do Palácio de Valle Flor e contou com a presença do Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

Teresa confessa que “a notícia da distinção foi uma saborosa surpresa” e “um reconhecimento de que estamos a fazer bem o nosso trabalho”, explicando que o prémio deu mais visibilidade à temática da comunidade cigana em Portugal, algo que deveria ser mais abordado.

Percurso profissional

Após terminar a licenciatura em Jornalismo, em 2007, Teresa Abecasis estagiou na Renascença, onde acabou por ficar, numa primeira fase, na equipa de texto do site e, depois, na equipa multimédia, quando esta foi formada. A ex-aluna revela que “tem sido uma aprendizagem constante, porque estar nesta área obriga-nos a trabalhar várias técnicas: filmar, fotografar, usar as várias ferramentas disponíveis na web para ajudar no nosso trabalho e, ao mesmo tempo, trabalhar a parte da comunicação na rádio e da sonorização”.

Recentemente, realizou, também, uma redação multiplataforma com alunos de dez instituições de Ensino Superior do país para o 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses. A ESCS foi parceira desta iniciativa, na qual participaram estudantes da licenciatura e do mestrado em Jornalismo. “Foi, sem dúvida, uma grande aventura. Agora, estamos a ver se conseguimos montar uma redação ainda maior, mas não quero contar mais pormenores. Sabê-los-ão em breve, espero eu”, revela.

Passagem pela ESCS

Da Escola, destaca os “ateliês dos vários meios” do curso e a participação nos núcleos extracurriculares, que incentivaram o seu “espírito multimédia”, bem como as bases teóricas que, hoje, permitem que continue “a pensar e avaliar a maneira de fazer jornalismo”. “Esse espírito crítico é, na minha opinião, precioso”, defende. Teresa Abecasis fez parte do grupo fundador do jornal 8.ª Colina.

* Fotografia 1 da autoria da Presidência da República.

* Fotografia 2 da autoria de Ricardo Fortunato.