Passar para o conteúdo principal

Publicado: 24.07.2015

Publicado: 24/07/2015

A Summer School é um evento anual que visa a reflexão sobre o conceito de e-health e as estratégias da saúde digital. A ESCS é a anfitriã da edição deste ano.

Numa era dominada pelos meios digitais, também na área da saúde surge a necessidade de inovar ao nível dos produtos e serviços, de forma a servir melhor os clientes. A Summer School surge de uma parceria da ESCS com a Universidad de Extremadura e a International Journal of Healthcare Management e pretende abordar, este ano, através de debates e conferências, as questões ligadas ao tema “Tendências Europeias em Saúde Digital”.

O evento é dirigido a profissionais e estudantes da área da saúde e decorre nos dias 4 e 5 de setembro na ESCS. As inscrições estão abertas até ao dia 20 de agosto.

 

[Legenda] A ESCS foi a instituição escolhida para acolher a Summer School em Portugal.

Segundo a Prof.ª Doutora Sandra Miranda, docente na ESCS e uma das responsáveis pela organização do evento, espera-se que a discussão sobre a temática da e-health enfatize as oportunidades emergentes, em termos académicos e operacionais, “com particular realce para as atuais políticas e práticas no setor da saúde ao nível da Europa e América Latina”. Como tal, serão abordadas a investigação e a formação contínuas, essenciais para a “adaptação do sistema de saúde à sociedade digital”.

Parcerias e expetativas

A Summer School é o primeiro evento em Portugal que alia a comunicação à saúde digital, sendo que a mesma iniciativa já teve lugar em Espanha, em anos anteriores. “Numa tentativa de discutir esta temática fora de Espanha, a comissão científica do evento escolheu Portugal e, mais particularmente, a ESCS pela projeção que a Escola tem na área da Comunicação e por ter alguns docentes que, numa perspetiva da comunicação integrada, investigam a área do e-health”, explica a Prof.ª Doutora Sandra Miranda.

O Doutor Paulo Moreira, editor in chief da International Journal of Healthcare Management é o principal responsável pelas parcerias que deram origem ao evento, o qual tem tido o apoio e o financiamento do ministério da saúde espanhol e de grandes empresas multinacionais. A docente da Escola refere que Paulo Moreira “é uma figura nacional e internacionalmente proeminente na gestão de organizações de saúde, no ensino e investigação do tema”.

Devido ao impacto que a mesma iniciativa teve no país irmão, prevê-se que os estudantes e profissionais do nosso país adiram “em massa”, por forma a poderem aprofundar “conhecimentos e competências”, num “espaço de debate, aprendizagem e reflexão sobre uma temática cada vez mais proeminente, seja na área da saúde, seja na área da comunicação”, destaca a professora.