Passar para o conteúdo principal

Publicado: 13.03.2017

A escsiana Teresa Vaz Carvalho conquistou a medalha de ouro e o recorde universitário da modalidade de salto em comprimento no Campeonato Nacional Universitário de Atletismo.

O Campeonato Nacional Universitário é uma iniciativa da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). No passado dia 5 de março, realizou-se, em Pombal, uma competição de Atletismo, na qual Teresa Vaz Carvalho, em representação da AE ESCS, conquistou a medalha de ouro no salto em comprimento, com a marca de 5,90m, batendo, assim, o recorde universitário da modalidade. Para a escsiana, esta vitória teve “um gosto especial”, pois “a sensação de saber que nunca ninguém fez melhor do que nós, até ao momento, é o topo”. A atleta, que tem como recorde pessoal 6,52m, confessa que “passou a ser um objetivo fixar o recorde universitário acima dos 6m, no próximo ano letivo”.

Do Atletismo à ESCS

Teresa cresceu a admirar o trabalho dos pais, ex-atletas da Seleção Nacional, e do tio, que participou nos Jogos Olímpicos. Em 2008, inscreveu-se “às escondidas” no Desporto Escolar. Três anos depois, entrou para a equipa do Sport Lisboa e Benfica, onde começou a competir a nível profissional. Espera conseguir participar nos Jogos Olímpicos de 2020, objetivo que não conseguiu concretizar, em 2016, devido a uma operação.

Atualmente, concilia a sua carreira no desporto com o curso de licenciatura em Publicidade e Marketing (PM). A escsiana explica que “a área da Comunicação e toda a sua envolvente sempre foi a que mais [a] fascinou”. Na altura de se candidatar ao Ensino Superior, gostou particularmente da ESCS e não hesitou “em preencher o formulário de candidatura com todos os cursos da Escola”, sendo PM a sua primeira opção.

As 24 horas do dia são escassas para uma estudante que é, também, atleta de alta competição. Teresa refere que tem de fazer muitas escolhas para equilibrar as duas vertentes, mas sabe que, mais tarde, o esforço vai compensar. “Quando entro na Escola, tento esquecer-me de que sou atleta e, quando estou na pista, tento esquecer-me de que sou estudante”, explica.

O futuro passa por conciliar as duas áreas de interesse. “A escolha da ESCS e, sobretudo, PM foi com o intuito de poder continuar ligada ao Desporto (na área do Marketing), após terminar a minha carreira como atleta”.

*Fotografias gentilmente cedidas por Teresa Vaz Carvalho.