Passar para o conteúdo principal

Publicado: 28.02.2014

Publicado: 28/02/2014

A revista científica Comunicação Pública lançou a sua última edição em papel. A publicação passa a estar disponível apenas em suporte online.

Decorreu, no passado dia 25 de fevereiro, o lançamento da décima quarta edição da revista Comunicação Pública. O evento testemunhou ainda um marco na existência da publicação. O novo número é o último lançado em versão impressa. A revista científica da ESCS assume um novo rosto, passando a existir apenas em versão digital.

[Fotografia] Cláudia Silvestre (à esquerda), José Cavaleiro Rodrigues (à direita) e Marie Pellen (abaixo).

Rumo ao futuro

O Prof. José Cavaleiro Rodrigues abriu a sessão, anunciando a migração para o online como um “passo importante” para o futuro da Comunicação Pública. “Esse é o acontecimento mais importante”, enfatizou o membro da comissão editorial da revista.

Para apresentar a nova Comunicação Pública, esteve presente Marie Pellen, editora-chefe da LusOpenEdition, uma plataforma de conteúdos científicos de acesso livre nas áreas das Ciências Sociais e Humanas. A revista passa a estar alojada no Revues.org, um repositório web de revistas e coleções de livros, pertencente à dita plataforma.

Para Marie Pellen, as vantagens da passagem da revista para o digital passam pela possibilidade de “disponibilizar os conteúdos para o mundo inteiro”. Marie acredita que a publicação vai chegar a novos leitores, em novos países. Para além disso, ao nível da investigação académica, o facto de os artigos estarem disponíveis em acesso livre potenciará o nível de citação dos mesmos.

Numa primeira fase, os artigos da Comunicação Pública têm um período de embargo de seis meses (a contar da data da sua publicação no site), durante o qual é apenas possível consultar o resumo do artigo. Findo este período, o artigo passa a ter livre acesso. No caso do número agora lançado, a versão integral dos artigos estará disponível a partir do mês de julho.

Passagem de testemunho

A Prof.ª Cláudia Silvestre, coordenadora editorial da revista desde 2009, passou o testemunho à Prof.ª Filipa Subtil, que assumirá essa função. O Prof. José Cavaleiro Rodrigues agradeceu publicamente o trabalho desenvolvido pela docente. “Foram muitos anos de trabalho árduo que merece o reconhecimento de todos nós”, disse.