Publicado: 24.09.2013

Organizadora de um dos melhores festivais de tunas mistas do país, leva a tradição escsiana e o nome da Escola a todos os palcos onde atua e orgulhosamente demonstra a essência e a arte de ser: escstunis.

Escrevemos o nosso nome com letras pequenas, porque a grandeza da nossa academia reside nos objetos do nosso empenho mais sincero: a Música e a Amizade”. É desta forma que a escstunis – Tuna Académica da Escola Superior de Comunicação Social - se define. Amizade, companheirismo e o espírito académico foram valores que estiveram na base da sua fundação, a 16 de dezembro de 1994 e que ainda hoje, são partilhados por todas as gerações de estudantes que por ela passam.

[Fotografia] A escstunis esteve presente na Benção das Fitas dos escsianos finalistas em 2013.

Academia, crescimento pessoal e divertimento

Como referiu Maria João “Jukebox” Barbedo, licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, pós-graduada em Gestão Estratégica das Relações Públicas e Presidente da escstunis para o ano letivo 2013/2014, “somos uma tuna mista, composta por cerca de 55 elementos ativos. Mas a família escstunis conta com aproximadamente 200 pessoas”. A paixão pela música, companheirismo académico e aprendizagem constante fazem com que alguns membros, que já não são parte ativa do núcleo, continuem a acompanhar a tuna para todo o lado. “Temos a atuar ao nosso lado escsianos que já acabaram o curso há mais de 10 anos”, mencionou Maria João Barbedo. O segredo que faz com que a tuna seja um núcleo coeso “está no empenho e na dedicação de todos os que fazem parte desta família. O orgulho nas nossas raízes, na evolução e na História da escstunis”, confessou a Presidente.

"Podem-nos contactar... até por carta"

A tuna é um núcleo aberto a todos os interessados e segundo a Presidente, são várias as aprendizagens que uma passagem pela escstunis pode proporcionar. “Podem aprender a cantar e a tocar, a enfrentar o público ou a trabalhar para um bem comum”. Na opinião de Maria João, as atividades extracurriculares da ESCS permitem que os estudantes “desenvolvam soft skills, ponham as suas capacidades à prova em cenários nem sempre controláveis, potenciem as suas mais-valias e melhorem as suas competências transversais como a comunicação em público ou o trabalho em equipa”, disse. A escstunis é a oportunidade que todos os escsianos têm de representar a ESCS “de norte a sul do país (e não só), através de um meio de comunicação diferente daquele que lidam durante o curso, mas cada vez mais incontornável: a música”, concluiu Maria João.

Próximas iniciativas

Para o início do ano letivo 2013/2014, a escstunis está a preparar a receção aos caloiros, marcando presença durante a semana de matrículas, com uma banca, decorada e dinamizada pelos próprios. Agradecem à Direção da ESCS todo o apoio logístico e cedência de espaços para ensaios. “Temos autorização para utilizar o Auditório Vítor Macieira. Somos das poucas tunas de Lisboa que ensaia em cima de um palco”, revelou a Presidente. A escstunis vai continuar a ser presença assídua em encontros, festivais, semanas académicas e atuações de rua. “Os pontos altos da nossa atividade prendem-se com a organização do nosso aniversário, altura em que promovemos um encontro de tunas na ESCS e o Tuna M’Isto, o nosso festival”, relatou a Presidente. Têm como objetivo consolidar o Tuna M’Isto como um dos melhores festivais de tunas mistas de Portugal. “É para este momento que trabalhamos afincadamente todos os anos. Queremos proporcionar o melhor espetáculo a nível musical, artístico e visual a todos aqueles que nos vão ver”, afirmou Maria João. Ainda durante este ano, a escstunis conta lançar um novo site e apresentar um novo CD.