Publicado: 24.07.2019

Estudantes de licenciatura e de mestrado da ESCS participaram no projeto transdisciplinar Recepção / Percepção da Literatura Inglesa na Era Digital - Jane Austen 2.00.

Receiving / Perceiving English Literature é um programa académico e cultural experimental e transdisciplinar focado nas formas multisensorais de interpretação literária. O projeto, que já abordou autores como William Blake, Angela Carter e William Shakespeare, focou-se, no ano letivo 2018/2019, na obra de Jane Austen. Estudantes da ESCS e de outras quatro instituições de Ensino Superior (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Faculdade de Letras e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa) foram desafiados a participar com trabalhos desenvolvidos em diferentes unidades curriculares. Os resultados foram apresentados na exposição Jane Austen 2.00, que esteve patente na Biblioteca da Faculdade de Letras, entre 8 e 20 de abril deste ano, e contou com um elemento gastronómico, vídeos, uma aplicação interativa, plataformas web, cartazes e embalagens.

Trabalhos desenvolvidos na ESCS

Na Escola, foram desenvolvidos projetos no âmbito das disciplinas de Animação e Grafismo Digital, Produção Gráfica Publicitária e Comunicação Multimédia. Numa primeira fase, os alunos começaram por analisar os três capítulos iniciais do livro Emma, de Jane Austen. Depois, assistiram a uma masterclass sobre a autora, a obra e o seu contexto social e histórico, de forma a debaterem as interpretações do texto e desenvolverem os projetos.

Na unidade curricular de Animação e Grafismo Digital, o Prof. Luís Monteiro desafiou os estudantes finalistas do curso de licenciatura em Audiovisual e Multimédia a desenvolverem um trabalho de animação e motion graphics, que, segundo o próprio refere no catálogo da exposição, “se revelou muito rico nas interpretações do romance Emma e no modo como estas se objetificaram em filmes de interesse assinalável, pela abertura do imaginário da obra a registos fílmicos de animação digital”.

Por sua vez, a Prof.ª Susana Araújo pediu aos alunos do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing, na disciplina de Produção Gráfica Publicitária, para conceberem embalagens para “Bem-casados”, um bolo tipicamente oferecido aos noivos no final das festas de casamento, no Brasil. Para além de abordarem o romance e refletirem a época em que este decorre, as embalagens tinham de ser simples de executar e de montar e de ter a capacidade para conter dois bolos.

Por último, no curso de mestrado em Audiovisual e Multimédia, o Prof. Didier Hochart desafiou os estudantes das disciplinas de Comunicação Multimédia (Conceção e Desenvolvimento) para criarem uma solução para três desafios: abordar a obra numa perspetiva contemporânea e digital, cativar um público heterogéneo e garantir a projeção do trabalho no futuro. O resultado foi uma aplicação web que, partindo da qualidade de casamenteira da protagonista de Emma, teve como objetivo encontrar o par perfeito de cada participante em eventos onde o público tem tendência a não se misturar.