Passar para o conteúdo principal

Publicado: 04.11.2016

A produtora FIM (Forever in movies), formada por escsianos, é a responsável pelo filme viral “Study in Lisbon”.

FIM é o dimunitivo de Forever in movies, uma produtora portuguesa criada no início de 2016. Rui Malvarez, licenciado em Publicidade e Marketing (PM) e antigo docente da ESCS, é o sócio-fundador. Da equipa, fazem, também, parte Xana Alves, ex-aluna de Audiovisual e Multimédia e uma cara conhecida da televisão e da rádio, e Guilherme Carvalho, recém-licenciado em PM. São, respetivamente, a diretora de produção e o produtor do projeto.

Os escsianos da FIM: Rui Malvarez, Xana Alves e Guilherme Carvalho.

Rui explica que decidiu criar uma produtora, pois sentiu que havia uma oportunidade para criar um projeto com diferentes abordagens, que passavam por dar mais ênfase à construção da narrativa. “O mercado precisava de uma produtora que se preocupasse com os resultados dos seus filmes e com a relevância que estes pudessem ter para os diversos públicos”, defende.

“Study in Lisbon”

“Study in Lisbon” surgiu a partir de um concurso lançado pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Invest Lisboa com vista à criação de um filme, que tinha os estudantes internacionais como público-alvo, que transmitisse os pontos fortes da capital, como cidade para estudar. Ainda na fase do pitch, a equipa pensou à frente das suas concorrentes e construiu o guião que garantiu a conquista do projeto.

A equipa, durante as gravações de “Study in Lisbon”.

Rui Malvarez considera que parte do sucesso do filme se deveu ao facto de terem tido um cliente que acreditou que “quem produz filmes sabe o que está a fazer”, validando o guião, as localizações e o protagonista “sem uma única alteração”. O projeto foi concretizado em apenas quatro dias e a preocupação em criar uma narrativa cativante, a nível visual, e eficaz na mensagem, resultou num vídeo automaticamente viral que atingiu, até ao momento, certa de 800 mil visualizações e 15 mil partilhas.

Um passo à frente

Com apenas dez meses de existência, a FIM conta já com projetos de grande dimensão no seu portefólio, os quais, à semelhança de “Study in Lisbon”, criaram impacto. Entre eles, estão vídeos para a companhia aérea TAP, para a marca Dove e para os supermercados Lidl. O "TAP Olympics Safety Video" foi feito aquando dos Jogos Olímpicos de 2016 e bateu, também, recordes nas redes sociais. Rui refere que a equipa conseguiu “tornar um filme que, normalmente, é bastante entediante em algo que mobilizou os portugueses”. Para a Dove, criaram e produziram a campanha "És bonita. Sentes-te bonita?", um vídeo que “tem vindo a inspirar milhares de mulheres portuguesas e a ajudá-las a melhorarem a sua auto-estima”. E, para o Lidl, produziram a campanha de fidelização “Lidl Shop”. “Poder criar o filme para TV de uma marca desta dimensão é sempre um motivo de orgulho”, afirma.

A curto prazo, a produtora ambiciona continuar a crescer e, mais tarde, “viajar para produções fora de Portugal e deixar a marca para sempre, ou seja, forever in movies”.

Durante as filmagens do filme “TAP Olympics Safety Video”.

A ESCS

O mentor da FIM destaca a formação escsiana para o desenvolvimento dos projetos da produtora, “seja na forma mais eficaz como nos promovemos e como percebemos as necessidades dos clientes, por culpa do background de Marketing, na produção e realização, por culpa de Audiovisual e Multimédia, ou na capacidade de comunicação”. Para além dos cursos, os alunos desenvolveram, também, competências em atividades extracurriculares. Rui e Xana foram dirigentes associativos na AEESCS e fizeram parte da equipa dos Commie Awards 2007 e Guilherme Carvalho colaborou no programa E2, nas áreas de produção e apresentação. “No fundo, somos todos fruto desta instituição que nos ajudou bastante a ‘saber fazer’”, sublinha Rui.

*Fotografias gentilmente cedidas pela FIM.