Publicado: 16.07.2015

Publicado: 17/07/2015

O escsiano João Rocha, licenciado em Publicidade e Marketing, é o autor do Tumblr “2 Kinds of People”, que está a dar que falar um pouco por todo o mundo. O blogue inspira-se em estereótipos para, através de ilustrações, mostrar as diferenças entre dois tipos de pessoas.

Existem dois tipos de pessoas no mundo. As que preferem relógios analógicos e as que preferem relógios digitais. Há quem use o boné com a pala para a frente e quem o use para trás. Earphones ou headphones? Laptop ou desktop? São infinitas as situações com que nos deparamos diariamente e face às quais tomamos decisões que nos definem e distinguem da pessoa que está ao nosso lado.

A pensar nestes pequenos pormenores da vida diária, João Rocha, licenciado em Publicidade e Marketing pela ESCS, criou o Tumblr2 Kinds of People”. No blogue, o ex-aluno recria, utilizando ilustrações, duas opções de escolha para uma mesma situação.

[Legenda] No seu mais recente projeto, João Rocha desenha ilustrações para distinguir dois tipos de pessoas.

Projeção internacional

O Tumblr tem vindo a ser referenciado diversas vezes em sites de renome, em Portugal e no estrangeiro, como o DailyMovement ou o boredpanda. “Tento não levar nada a sério, se bem que quando a Zooey Deschanel [atriz e cantora americana] o partilhou na página dela, não pude deixar de dar pulinhos que nem uma menina de 4 anos”, confessa João Rocha, com humor.

O atual diretor de arte da Young & Rubicam indica que tenta não elevar demasiado as suas expetativas em relação ao futuro, esclarecendo que, na internet, está sempre a surgir algo de novo, fazendo com que a maior parte das pessoas esqueçam as referências mais antigas. No entanto, o criativo refere que o feedback dos seguidores “tem sido imensamente positivo”, com “centenas de sugestões, dezenas de tweets e uma mão cheia de entrevistas”.

“Kim Jong-Il looking at things”

Antes de “2 Kinds of People”, João Rocha teve igualmente sucesso com o TumblrKim Jong-Il looking at things”. O blogue em questão expunha fotografias do “Querido Líder [que] usava quase sempre o mesmo fato, os mesmo óculos, tinha sempre a mesma expressão, e tinha quase sempre o mesmo tipo com um bloco de notas atrás dele”, explica.

Apesar de não ter tido um sucesso tão imediato como o “2 Kinds of People”, o projeto foi vencedor de um Webby Award, os óscares da internet, na categoria Weird, e conferiu ao escsiano uma medalha do Instituto Politécnico de Lisboa, para além de ter sido publicado em livro pela editora francesa Jean Boîte Éditions.

Processo criativo

João Rocha considera-se uma pessoa criativa. Não só devido ao seu emprego, mas também pela necessidade que sente em criar “projetos pessoais fora da agência, independente de clientes, accounts e briefings, onde posso fazer o que realmente quero em total liberdade”. A inspiração vem dos “pequenos e verdadeiros” detalhes do seu dia-a-dia.

Para o futuro, não arrisca “um prognóstico”. O criativo esclarece que, quando começa um projeto, dedica-se a ele “em detrimento de quase tudo o resto”. “O meu tempo livre está repleto de livros de um capítulo, posters inacabados e blogues que não duraram mais de uma semana”, refere.

Fotografias gentilmente cedidas por João Rocha.