Publicado: 22.01.2016

Gonçalo Coelho, Ana Rita Caldeira e Jessica Sousa, ex-alunos de Jornalismo, criaram, em 2014, o jornal online ARDINAS.

O ARDINAS é um projeto online criado por quatro escsianos que sentiram a necessidade de ter um espaço onde pudessem escrever livremente sobre os mais variados temas. Gonçalo Coelho, diretor, explica que o site é o resultado de “muitas discussões, reuniões e cruzamentos de ideias”, levados a cabo, ao longo de seis meses, com os colegas Ana Rita CaldeiraJessica Sousa e Rodrigo Fernandes (que, entretanto, saiu do projeto), de forma a “definir, o mais possível, o nosso estilo e a nossa identidade”.

O projeto

O ARDINAS foi lançado a 5 de outubro de 2014, um dia marcado pela Implantação da República em Portugal. “Queríamos que, 104 anos depois, este dia voltasse a significar alguma coisa de importante... Nem que fosse apenas para nós”, explica Gonçalo.

Do nome à data de lançamento, o projeto transpira alma lusitana e pretende mostrar aos portugueses o que de melhor se faz no nosso país, desde as pessoas às cidades, passando pela cultura. A iniciativa procura estar presente nos mais variados eventos realizados em Portugal. “Temos imenso prazer em divulgar projetos e pessoas que, tal como nós, estão a começar a crescer e têm a ambição de deixar uma marca no país”, refere Gonçalo. O escsiano defende que o site procura mostrar aos seus leitores o que as outras publicações não mostram, para além dos temas que têm de ser essencialmente abordados. Para tal, os “ardinas da nova geração” apostam nos diversos géneros jornalísticos, ao nível da escrita e do audiovisual.

A evolução

Relativamente ao desenvolvimento do ARDINAS, até ao momento, Gonçalo destaca a equipa que trabalha diariamente no site, o facto de já serem reconhecidos, ao ponto de serem as pessoas e as empresas a contactá-los para divulgarem histórias ou marcarem presença em eventos, e o reconhecimento dos jornalistas de outras publicações. O contacto com personalidades como Pilar del Rio, João Tordo ou Diogo Piçarra e “histórias incríveis, como a do português que se converteu ao Islamismo (…) ou a do guardião do balneário de Benfica, que partilhou as suas vivências com muitos sem-abrigo”, são também fatores relevantes para os gestores do projeto.

Para além dos membros fundadores, o ARDINAS é composto por mais de 30 pessoas, entre estudantes e trabalhadores, provenientes de todo o país, incluindo a região autónoma da Madeira. O objetivo da equipa é trabalhar, todos os dias, para que o projeto evolua e consiga competir “com os melhores do país e, quem sabe, do mundo”. Do grupo, fazem parte 22 escsianos.

A influência da ESCS

Gonçalo refere-se à ESCS como “uma escola de valores”. O jovem jornalista destaca a aprendizagem profissional e, em especial, o contacto com “tantas personalidades diferentes e com colegas de partes diferentes do país”. Para além das memórias e dos conhecimentos adquiridos, leva consigo este projeto em crescimento que “tem sido uma escola”, para o ex-aluno, e que será, “muito em breve, [a sua] vida profissional”.

*Fotografias gentilmente cedidas por Gonçalo Coelho.