Passar para o conteúdo principal

Publicado: 11.03.2016

Os alunos do 3.º ano de Jornalismo acompanharam a tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República Portuguesa, com vista à produção de um programa para a disciplina de Novas Expressões da Rádio.

Os alunos da disciplina de Novas Expressões da Rádio, do 3.º ano do curso de licenciatura em Jornalismo, acompanharam de perto o dia em que Marcelo Rebelo de Sousa se tornou no 20.º Presidente da República Portuguesa.

O objetivo da “Operação Marcelo”, como foi designado o projeto, passou por acompanhar os acontecimentos da tomada de posse e “perceber quem é Marcelo Rebelo de Sousa, por detrás da figura que todos nós conhecemos”, explica a aluna Inês Ameixa. A produtora desta iniciativa defende que a produção de um programa desta natureza é uma excelente oportunidade de aprendizagem e ressalva que “não são todos os alunos que passam pelo curso de Jornalismo que têm a oportunidade de estar num ano de eleições e podem tirar o máximo partido disso”. Inês destaca, ainda, a oportunidade de contacto com desafios reais do mercado de trabalho, que as disciplinas da Escola dão aos escsianos, e o desempenho do Prof. Francisco Sena Santos, responsável pela disciplina, na motivação que passa aos seus alunos para fazerem “mais e melhor, todos os dias”.

Parte dos alunos envolvidos na “Operação Marcelo” participaram, também, na emissão especial do programa “As Donas da Casa”, transmitida a partir da ESCS. Na fotografia, Ana Luísa Alves entrevista Inês Ameixa, que explicou o projeto, em direto, para a Antena 3.

A equipa, de 23 alunos, teve como produtores Inês Ameixa e Gonçalo Nuno Brandão e, como pivô, Rita Fernandes. Ana Luísa Alves, Carolina Lopes, Francisco Reis, Inês Marçal Nunes, Inês Reis Mendes, Jéssica Viana, João Costa, João Francisco Gomes, Gonçalo Nuno Cabral, Mafalda Castro, Marta Cunha Grilo, Marta Lopes, Pedro Mateus, Ricardo Ramos, Rita Barbosa, Ruben Martins, Tomás Cunha e os alunos espanhóis, do programa Erasmus+, Cristina Amosa, Jesus Romero e Oscar Justo, foram os repórteres de serviço.

Os alunos foram divididos em sete grupos, com funções diferentes:

  • Entrevistas a jornalistas, colegas docentes e outras personalidades que tenham convivido, de perto, com Marcelo Rebelo de Sousa, de forma a contextualizar quem é o novo Presidente;
  • Entrevistas a historiadores e professores, de forma a perceber a história dos Presidentes anteriores e em que medida Marcelo vai ser, ou não, diferente no seu mandato;
  • Cobertura da tomada de posse;
  • Cobertura da visita de Marcelo Rebelo de Sousa à Mesquita Central, com entrevistas a pessoas de outras religiões;
  • Cobertura dos concertos, na Praça do Município;
  • Entrevistas a populares e donos de cafés nas redondezas da praia que o Presidente costuma frequentar, em Cascais, e que, por isso, o conhecem bem;
  • A equipa de alunos de Erasmus+, que trabalhou para perceber de que forma é que Espanha acompanhou as eleições presidenciais portuguesas e a tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa.