Passar para o conteúdo principal

Publicado: 22.11.2013

Publicado: 22/11/2013

Alunos do curso de Jornalismo participaram no Seminário Jornalistas MSD/ESCS 2013 sobre Saúde, que decorreu nos dias 14 e 15 de novembro, em Lisboa.

Durante os dois dias de seminário, Ana Gaboleiro, Pedro André Esteves, Flávia Brito e Cláudia Barroso tiveram a possibilidade de contactar com a realidade profissional e de participar em debates, ao lado de jornalistas experientes. Sobre o mote “O Papel Social do Estado na Saúde”, os alunos, finalistas da licenciatura em Jornalismo, assistiram a um conjunto de debates entre jornalistas, investigadores, médicos, gestores e políticos que trataram de diferentes questões relevantes sobre a saúde em Portugal.

[Fotografia] A participação dos alunos neste evento vem no seguimento de uma parceria entre a ESCS e a multinacional farmacêutica MSD.

Ação de background para jornalistas

As sessões do Seminário decorreram com regras “off the record” e proporcionaram intensos debates, em que tudo é abordado. “São dois dias de mergulho na prática jornalística em nível de excelência. É, por tudo isto, um acréscimo precioso na formação de alunos de jornalismo”, mencionou o Prof. Francisco Sena Santos. O docente foi o moderador de uma das sessões. O jantar-debate intitulado “A visão dos stakeholders”, contou com a presença de João Pedro Almeida Lopes, Presidente da Apifarma e Paulo Duarte, Presidente da Associação Nacional de Farmácias, como comentadores convidados. O docente coordenou ainda a integração dos escsianos no debate. “Os alunos da Escola chamados a participar são colocados dentro da discussão ao lado de jornalistas especializados na área”, disse. Segundo o docente, esta é “uma valiosa experiência, não só pelo conhecimento que adquirem sobre temas de saúde, mas, sobretudo, pela observação da prática profissional da iniciativa”, referiu. O Prof. Francisco Sena Santos contou ainda que a participação de jornalistas em formação é sempre acolhida com interesse por parte dos conferencistas participantes.

“Experiência enriquecedora”

No decorrer deste Seminário, os estudantes puderam ver como se processa o relacionamento e a negociação com as fontes, como são preparadas e formuladas as perguntas mais complexas e como se faz a recolha de informação sobre questões sensíveis e de interesse público. “Foi bom termos este contacto direto com a forma como as coisas acontecem no meio, não tanto pelo tema em debate, mas pela iniciativa”, disse Pedro André Esteves. O aluno garantiu que saiu do seminário “com outra noção de como se desenrola o trabalho do jornalista e o tipo de práticas que utilizam, desconhecidas do grande público”. Este tipo de encontros são também importantes “para começar a criar relações e fazer algum networking dentro do meio”, mencionou Ana Gaboleiro. A aluna destaca a importância da forma como se processou a discussão em “off”, pois “os jornalistas debateram pontos de vista que, se tivessem na presença da comunicação social, não discutiriam tão intensamente”. Para Flávia Brito, este encontro foi muito útil para perceber a importância de uma especialização, “para podermos estar completamente à vontade para participar na discussão pública e fazer uma análise fiel sobre o tema em debate”. Na opinião da aluna, “este Seminário serviu para observar a dinâmica da prática jornalística e a forma de como os jornalistas falam, intervêm e comunicam entre eles e com os conferencistas”, concluiu.