Passar para o conteúdo principal

Publicado: 11.10.2013

Publicado: 11/10/2013

A ESCS recebe, de 8 a 10 de novembro, a conferência internacional “O Regresso do Jornalismo”.

[Legenda] “Senti que havia necessidade de falar sobre este tema em Portugal porque muitos órgãos de comunicação social estão a ir na direção que me parece errada”, afirma Paulo Moura.

Pergunta de partida: O grande jornalismo morreu só porque inventámos a Internet? O mote está lançado para um debate de três dias sobre o futuro da grande reportagem na era digital. Mas porquê o regresso? Nas palavras de Paulo Moura, mentor da iniciativa, trata-se de “uma provocação”. “Há quem ache que o jornalismo está a desaparecer por causa da Internet. Em Portugal, muita gente pensa isso”, explica. Mas o jornalista e docente da ESCS não concorda com esta teoria. “O bom jornalismo pode existir na era da Internet”, afirma sem hesitação. Apesar das acusações corriqueiras de que o jornalismo na web é por definição “mais superficial”, muitos jornalistas por esse mundo fora têm demonstrado o contrário. A ESCS abre assim as portas a “protagonistas dessa vanguarda”, nacionais e estrangeiros, que vêm partilhar as suas ideias e experiências sobre o jornalismo narrativo online.

Antevisão

Para aguçar a curiosidade sobre a conferência, Paulo Moura antecipa que “haverá momentos muito altos”. Raquel Rebelo, aluna de Jornalismo envolvida na organização do evento, adianta-se a nomear uma oradora convidada: Amy O’Loery, repórter no The New York Times. “Ela é um génio”, afirma com entusiasmo de fã. “Ela é de facto espetacular”, confirma o docente, justificando a constatação: “é das pessoas que, de momento, mais pensam o jornalismo do futuro”. Mas há outros 'aperitivos'. Charles Homans, editor da plataforma The Atavist, um site informativo de trabalhos long-form, explicará como conseguiu tornar este projeto economicamente viável. O espanhol Borja Echevarría, editor executivo-adjunto do El País, falará sobre os novos modelos económicos para os media. Travis Fox, galardoado com um Emmy, mostrará como conseguiu criar um estilo próprio de vídeo informativo para a Internet. Mas a lista de convidados continua. A juntar a este leque, estarão presentes outros nomes de destaque nacional e além fronteiras. Para Raquel Rebelo, as expetativas para esta conferência “são muito altas”. O objetivo do encontro resume-se a “fazer-nos olhar para os acontecimentos e pensar ‘como é que eu vou publicar esta história?’”, explica a aluna.

Organização

Depois de ter assistido a uma conferência na Universidade de Boston sobre jornalismo narrativo, Paulo Moura inspirou-se para fazer algo idêntico em Portugal, mas “agora é sobre jornalismo narrativo online”. O docente apresentou a ideia à Direção da ESCS, a qual “apoiou desde o primeiro momento”. “Acharam excelente”, acrescenta. Para levar a ideia avante, o professor conta com a ajuda de uma equipa multidisciplinar constituída por mais de 20 alunos dos diferentes cursos da Escola. Paulo Moura garante que a colaboração “está a funcionar muito bem”. A equipa é responsável por toda a operacionalização do evento: organização, direção artística, web development, entre outras tarefas.

Inscrições e informações úteis

As inscrições encontram-se a decorrer com preços especiais para alunos e ex-alunos da ESCS.

Para efetuar a inscrição ou esclarecer dúvidas, contacte:

regressodojornalismo@gmail.com

Site da conferência: www.escs.ipl.pt/oregressodojornalismo