Publicado: 07.11.2014

Publicado: 07/11/2014

Entre os dias 16 e 26 de outubro, uma equipa de escsianos assegurou a cobertura do Doclisboa’14.

Na sua 12.ª edição, sob o mote "Em outubro o mundo inteiro cabe em Lisboa", o Doclisboa contou com a ESCS como parceira. Por entre uma sempre recheadíssima programação (composta não só por documentários, mas também por um vasto leque de eventos paralelos), as retrospetivas "Neo-realismo e novo realismo" e a da obra de Johan van der Keuken destacaram-se como dois dos pontos altos deste ano. A Apordoc, que organiza o festival internacional de cinema, dedicou esta edição à memória de Peter von Bagh.

[Fotografia] O festival Doclisboa decorre anualmente em vários espaços da cidade.

Escsianos em ação

Como já vem sendo habitual, a ESCS associa-se a alguns dos mais importantes festivais de cinema de Lisboa para proporcionar aos seus alunos a oportunidade ímpar de fazerem parte de um evento deste género. A parceria com a edição deste ano do Doclisboa não fugiu à regra e consistiu na cobertura, por parte da equipa da Escola, dos diferentes eventos que ocorreram no âmbito do festival. Nove alunos da ESCS tiveram a seu cargo a captação de algumas apresentações de documentários e respetivos debates, bem como de todas as masterclasses e conferências; a edição dessas imagens para vídeos de resumo de cada três dias do festival; e ainda as reportagens nas sessões de abertura e de encerramento do mesmo. A equipa de escsianos contou também com a colaboração de membros do número f para o acompanhamento fotográfico e, da parte da produção do Doclisboa, com o apoio da ex-aluna Teresa Sequeira.

[Fotografia] A equipa da ESCS esteve sempre presente para registar os momentos mais importantes.

Balanço positivo

Segundo Bruna Pereira, a parceria com o Doclisboa foi uma ótima oportunidade para a equipa de escsianos, que puderam experimentar um ambiente profissional e tiveram de se adaptar a condições com que, muito provavelmente, se vão deparar quando terminarem os seus cursos e partirem para o mercado de trabalho. A produtora do E2 sublinha mesmo que "estas parcerias são essenciais para o crescimento da ESCS e dos seus alunos, e esta não foi uma exceção. Tanto o Doclisboa como os alunos ficaram satisfeitos, e, no final, isso é o mais importante".

Fotografias gentilmente cedidas pelo número f.