Passar para o conteúdo principal

Publicado: 30.11.2012

Foi apresentado, no passado dia 22 de novembro, o mais recente trabalho de investigação da professora da ESCS, Maria Inácia Rezola. Melo Antunes, uma biografia política é o livro que dá a conhecer uma das figuras mais importantes do 25 de abril de 1974, mas um desconhecido para muitos portugueses.

[Fotografia] Cerimónia de apresentação do livro Melo Antunes, uma biografia política, autoria da Prof.ª Maria Inácia Rezola.

A biografia retrata a vida de Melo Antunes, “um militar de carreira, oposicionista da ditadura, com uma intervenção muito ativa no processo de consolidação da ordem democrática”, sintetiza a autora. Apesar de ter sido uma das figuras mais marcantes na Revolução dos Cravos e um dos homens centrais do Movimento das Forças Armadas, a imagem do Major tem sido esquecida pela maioria dos portugueses.

Homenagem a Melo Antunes

A cerimónia de apresentação do livro Melo Antunes, uma biografia política, escrito pela Prof.ª Doutora Maria Inácia Rezola, teve lugar no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian. A cerimónia contou com o testemunho do General António Ramalho Eanes, Coronel Vasco Lourenço, Dr. Vasco Vieira de Almeida, do historiador António Reis e de Joana Melo Antunes, filha do homenageado. Maria Inácia Rezola mostrou-se satisfeita pela presença de tantos ilustres da história de Portugal na cerimónia. Mais do que a ideia de apresentação do livro e de uma sessão centrada em torno do autor, a professora tentou que este fosse “um momento de memória e homenagem”. O prefácio do livro foi escrito por António Lobo Antunes, amigo e camarada de Melo Antunes.

Investigadora, historiadora e professora

Maria Inácia Rezola, para além de exercer as funções de docente na ESCS, é investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e uma consagrada historiadora do 25 de abril e do Movimento das Forças Armadas. A docente teve o privilégio de ter acesso a documentação inédita sobre Melo Antunes. “Encontrámos peças fundamentais para analisar a vida e percurso do biografado”, revela. Como qualquer trabalho de investigação, este livro exigiu rigor e disciplina, valores que a professora considera importantes e que transmitir aos seus alunos. “Tento estimular nos estudantes o gosto pela pesquisa, por procurar novas coisas, para que ganhem autonomia no processo de investigação. Os métodos de trabalho, o desejo de conhecer mais e a curiosidade são ideias que lhes tento transmitir, para além da matéria lecionada na aula”. A professora revela ainda que o livro poderá ser um bom ponto de partida para alguns estudos que irão ser feitos nas disciplinas que leciona.

Fotografias gentilmente cedidas por Pedro Marques Gomes.