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Publicado: 05.05.2017

A ESCS foi a anfitriã da edição deste ano do projeto BUSINET HEDCOM.

No ano em que, pela quarta vez consecutiva, é a representante nacional do HEDCOM, a ESCS foi a anfitriã desta iniciativa integrada na BUSINET - Global Business Education Network. A fase final decorreu, em Lisboa, entre os dias 26 e 28 de abril.

O Prof. João Rosário foi, uma vez mais, o professor responsável pela gestão do projeto, fazendo, este ano, parte da organização, tarefa na qual contou com a ajuda das alunas do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing Ana Rita Baptista e Carla Napoleão (que, em 2016, fizeram parte de duas das equipas), Inês Vieira e Liliana da Silva. Já os escsianos Catarina Mendes, Claúdia Pinto, João Pereira, Raquel Santiago e Sara Bento integraram cinco das oito equipas que responderam ao briefing desta edição, trabalhando com colegas de outras instituições de Ensino Superior, a nível europeu.

A par da ESCS, participaram mais três instituições belgas (Artesis Plantijn University College, NHL Hogeschool Leeuwarden e Howest University College West Flanders), duas francesas (ISCOM e ISTEC) e três holandesas (Fontys University of Applied Sciences, PXL Hogeschool e Hague University).

O briefing

Este ano, foi pedido um plano de comunicação estratégica a três anos para o lançamento da marca portuguesa Sumol na Europa, com principal foco nos países Bélgica, França e Holanda. Os estudantes tiveram de identificar as principais oportunidades e constrangimentos da marca, de forma a criar uma estratégia para que a mesma fosse implementada e tivesse adesão no mercado internacional. Para tal, os grupos trabalharam durante três meses através de diversas plataformas online, como o Facebook, Skype e e-mail, a fim de fazerem os estudos de mercado necessários e desenvolverem os planos de comunicação. Uma vez reunidos em Portugal, tiveram a oportunidade de visitar o centro da Sumol+Compal, em Pombal, e terminar, em conjunto, as apresentações.

No dia 28 de abril, os alunos apresentaram os projetos perante um júri da marca portuguesa, que, dada a qualidade das apresentações, decidiu atribuir a vitória, não a um, mas a dois grupos: a Equipa 4, composta por Raphael Ribichesu, Mozghan Abol, Bo Wessels, Eline Delie e Margot Jaus, e a Equipa 8, composta por Margot Bauchen, Roseline Van Gogh, Marthe Dewitte, Ruben Goedings e a escsiana Catarina Mendes.

Relação intercultural

Uma vez mais, o Prof. João Rosário refere a importância deste projeto, ao permitir um ambiente de trabalho e social entre alunos e professores de vários países e culturas. O docente destaca, ainda, a mais-valia de a ESCS acolher o evento, este ano. “Aprofundou as possibilidades de parcerias a vários níveis [entre a Escola e as outras instituições], ao dar a conhecer a sua realidade e infraestruturas (...). [A nível empresarial] permitiu a uma empresa como a Sumol+Compal conhecer de forma mais aprofundada a ESCS e, a partir do sucesso deste projeto, potenciar possíveis novas formas de parceria noutras áreas”, esclarece.

O Prof. Doutor Jorge Veríssimo, enquanto chairman do encontro, recorda que a Escola foi uma das instituições fundadoras do grupo HEDCOM e refere, com orgulho, o entusiasmo e a adesão das parceiras quando tiveram conhecimento da candidatura da ESCS a instituição anfitriã do evento. “Quando viram que era em Lisboa, todos quiseram vir, ao ponto de termos de limitar o número de estudantes a 50 e o número de docentes a 10 ou 11”, explica.

O Presidente da ESCS sublinha o reconhecimento que as parceiras internacionais têm em relação à Escola, “ao ponto de todos eles serem nossos parceiros não só para este projeto, mas em Erasmus”, para o qual, inclusivamente, pediram “a possibilidade de abrirmos o número de vagas para recebermos mais estudantes”. Segundo Veríssimo, o bom nome da ESCS junto das instituições internacionais deve-se à tecnologia que a Escola oferece, ao “trabalho que é feito, dos professores [e staff], com os alunos de Erasmus e às cadeiras lecionadas em inglês, muitas delas laboratoriais”, que permitem aos alunos estrangeiros uma maior integração e aprendizagem.