Publicado: 13.10.2017

Na 15.ª temporada, o E2, o programa de televisão da ESCS, regressa com novidades.

O E2 foi emitido, pela primeira vez, em maio de 2004 e, desde então, já emitiu 14 temporadas de magazines semanais, na RTP2. O programa de televisão da ESCS é um formato produzido por alunos da Escola, com vista à experimentação e complemento da formação académica.

Novo Produtor Executivo

Na 15.ª temporada do E2, o Prof. Rúben Neves assume o cargo de Produtor Executivo do programa, até então assegurado pelo Prof. Doutor André Sendin, Vice-Presidente da ESCS.

O docente refere que este cargo pode ter interpretações diferentes para quem desconhece o meio audiovisual. “Para além da gestão global do programa, as funções de um produtor executivo podem passar por um papel de maior intervenção enquanto ‘participante’ nos processos de decisão”, explica Rúben Neves, que considera que o conhecimento e a experiência que tem nos meios audiovisual e jornalístico e a relação de cerca de 20 anos com a Escola são fatores que poderão ter levado ao convite para desempenhar esta função.

O novo Produtor Executivo do E2 crê que pode “ajudar a fazer melhor, dando força e condições para que a equipa chegue a um ponto de satisfação que justifique o comprometimento que [o] levou a abraçar este novo projeto”. Para tal, conta com a ajuda de toda a equipa, da qual faz parte João Carvalho, licenciado em Audiovisual e Multimédia, e Produtor do programa desde o início deste ano letivo.

O formato

A nova temporada do programa será constituída por duas fases distintas. Até ao final do ano, as novas equipas terão “formação para poderem responder aos diversos desafios de produção que um programa de televisão acarreta”, para que, a partir de 2018, a grelha passe a ter “uma temática mais alargada com o intuito de abraçar todas as áreas lecionadas na ESCS”, explica Rúben Neves. As rubricas abordarão trabalhos de alunos, realizados dentro e fora da Escola, atividades e profissões da Comunicação, “que mostrarão processos, rotinas, fluxos e o dia-a-dia de profissionais”, e formatos mais personalizados sobre cultura, tecnologia e a academia. “O E2 não é nem pode ser um espaço dedicado a este ou àquele curso, mas sim uma montra em jeito de rampa de lançamento para toda a comunidade académica da ESCS, enquanto força motriz de um laboratório que se deseja unido e transversal na produção de comunicação, seja ela corporativa, audiovisual, publicitária ou jornalística”, defende o Produtor Executivo do programa.

Formação de profissionais

No programa de televisão da ESCS, qualquer aluno pode sugerir rubricas e participar ativamente nelas, desde a escrita de guiões à captação e edição de imagens, passando pela realização e apresentação. Tudo isto sob uma dinâmica muito próxima da realidade que encontrará no mercado de trabalho e com o acompanhamento de professores e funcionários da Escola, que ajudarão no processo.

“Pretendemos uma transversalidade de comunicação dentro da ESCS, em que uma equipa responde a várias solicitações audiovisuais, tendo como base de trabalho toda a componente formativa que adquire na Escola, prolongando-a num espaço televisivo globalizante”, sublinha Rúben Neves.