Passar para o conteúdo principal

Publicado: 12.06.2013

À medida que o Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais (Gabest) aumentava os seus inscritos e o volume de propostas de estágio era cada vez maior, tornou-se premente facilitar o contacto entre alunos e empresas. Para colmatar esta necessidade, a ESCS disponibilizou uma nova plataforma de estágios para que alunos e empresas saibam onde se podem reunir para trocar dados e, assim, atingir melhor os objetivos de ambas as partes.

O Gabest tem vindo a assumir um papel preponderante para os alunos da Escola, que se torna mais relevante à medida que as condições sócio-económicas do país  vão piorando. Como nos disse a Dr.ª Carla Medeiros, Vice-Presidente da ESCS e Coordenadora do Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais, “esta é uma forma, muitas vezes única, de os alunos iniciarem a sua vida profissional. E o nome da Escola abre-lhes portas que de outra forma jamais se apresentariam”. Ao procederem ao registo na Plataforma de Estágios, para além de terem acesso a um conjunto de propostas, os alunos vão ter a certeza de que irão ter feedback, “o que, como todos sabemos, não acontece muitas vezes no contacto com as empresas”, explicou a Coordenadora.

[Fotografia] A nova plataforma de estágios permitirá obter dados estatísticos sobre a empregabilidade dos escsianos.

Quem se pode registar na plataforma?

Os alunos da ESCS de licenciatura e de mestrado, e bem como os diplomados, podem registar-se na nova plataforma de estágios. Apenas assim terão acesso às propostas e anúncios de emprego rececionados pelo Gabest. O mesmo se passa com as empresas que terão de proceder ao registo para terem acesso aos dados dos alunos. Ao aceder à plataforma, os alunos têm a possibilidade de ver as propostas de estágio existentes, a qualquer momento e em qualquer lugar, relacionadas com a sua área de interesse. Há a possibilidade de inserir mais que um curriculum vitae (modelo Europass e um currículo criativo, por exemplo), inserir o seu portefólio e visualizá-lo, sempre que entender, para garantir que está atualizado. Podem ainda pesquisar as ofertas e as candidaturas a que se submeteram. Ao fazerem o registo na plataforma de estágios, os alunos têm facilidade em conhecer as empresas (através do registo que as mesmas também têm que fazer). “Os inscritos mantêm um vínculo com a Escola, que é importantíssimo no panorama atual, pois o nome da ESCS possibilita-lhe experiências profissionais de um elevado nível”, referiu a Dr.ª Carla Medeiros.

Que dados do aluno receberá o empregador? E vice-versa?

É necessário referir que, no momento do acesso à plataforma, nenhuma empresa tem acesso aos perfis dos alunos registados. A partilha de informação acontece apenas quando os alunos se candidatam à oferta disponibilizada pela empresa. “Dependendo das opções escolhidas pelo aluno no momento do registo, este poderá ter acesso a todas as propostas disponibilizadas pelas empresas à plataforma de estágios da ESCS, ou apenas as que estiverem adequadas ao seu perfil”, mencionou a Coordenadora do Gabinete. Os alunos têm acesso ao histórico que a empresa criar com a sua informação, o tipo de estágio que disponibiliza, as funções a desempenhar no âmbito do mesmo, as competências mais importantes que o estagiário deverá possuir, as condições oferecidas, o horário e local onde decorrerá o estágio.