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Publicado: 22.07.2016

Nas comemorações do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, a equipa vencedora do Prémio Melhor Campanha de Comunicação para a Esclerose Múltipla foi convidada a apresentar a sua proposta na sede da Genzyme.

A 4 de dezembro de 2015, Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, a Escola acolheu a cerimónia de entrega de prémios da Melhor Campanha de Comunicação para a Esclerose Múltipla, um evento organizado pela ESCS e pela Guess What, com o patrocínio da Genzyme. A iniciativa, aberta a alunos e ex-alunos do curso de Relações Públicas e Comunicação Empresarial, consistia na criação de um projeto integrado de comunicação com o objetivo de ajudar três associações (ANEM, SPEM e TEM) na angariação de fundos. O grupo “Múltiplas Energias”, composto pelos alunos Catarina Costa, Catarina Farinha, Hélio Freixo, Inês Veiga e Joana Fidalgo, foi o grande vencedor e teve a oportunidade de apresentar, novamente, a sua campanha, desta vez na sede da Genzyme, no passado dia 25 de maio, Dia Mundial da Esclerose Múltipla.

O grupo “Múltiplas Energias” junto ao roll-up do mergulhador, que pretende sensibilizar a população para os sintomas da Esclerose Múltipla.

Elaboração da campanha

Os alunos explicam que, na fase de investigação, perceberam que grande parte dos portugueses desconhecia as verdadeiras implicações da Esclerose Múltipla, que são agravadas pelos “sintomas invisíveis” sentidos pelos doentes, mas impercetíveis para quem está de fora. Estes fatores “dificultam a consciencialização das pessoas para a importância desta doença”, referem. Como tal, o grupo desenvolveu uma campanha de comunicação, na qual usou a figura do mergulhador, como conceito criativo, para explicar à população as dificuldades da Esclerose Múltipla: “a botija de gás pesa nas costas da pessoa, contribuindo para um cansaço cada vez maior; as barbatanas desequilibram o andar correto; os óculos, ao embaciarem, simbolizam a perda de visão; e o fato apertado de borracha simboliza a perda de sensibilidade”. A campanha inclui, também, uma ação de sensibilização, que prevê que pessoas vestidas de mergulhadores distribuam folhetos informativos em várias estações do metro, no Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, a 4 de dezembro.

Os escsianos desvendam, com orgulho, que parte do plano de comunicação será aplicado, possivelmente, já este ano, nas estações de metro nacionais. "A notícia da aplicação de parte do plano trás um novo entusiasmo ao grupo e demonstra, mais uma vez, que todos os esforços valeram a pena", refere Hélio Freixo. A colega Inês Veiga sublinha que, “mais gratificante do que [ver o seu trabalho reconhecido], é saber que o projeto tem potencial para mudar a vida de muitas pessoas ou, pelo menos, de tornar essas pessoas visíveis para a sociedade”.

Orgulho no trabalho desenvolvido

Sobre o desenvolvimento da campanha, Joana Fidalgo destaca o facto de ter sido “um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma proposta aliciante, não só pela oportunidade de testarmos os conhecimentos adquiridos na faculdade mas, principalmente, porque contribuímos para dar voz aos doentes de Esclerose Múltipla". “Ver o conceito criativo da nossa proposta em tamanho real fez-nos sentir muito orgulhosos de todo o plano que desenvolvemos", salienta Catarina Farinha, referindo-se ao mergulhador. Catarina Costa complementa, referindo que “foi aí que [perceberam] que a intenção de pôr em prática a proposta era, de facto, real e possível”. A equipa defende que este convite permitiu que percebessem “a forma positiva como todos receberam as [suas] ideias [e como estas podem] ter um impacto real na vida das pessoas”.

*Fotografias gentilmente cedidas pelo grupo “Múltiplas Energias”.