Publicado: 16.11.2012

Uma equipa constituída por 3 alunas da ESCS ficou entre as 5 melhores no concurso “EDP University Challenge 2012”.

[Fotografia] Da esq. para a dir.: Mariana Lopes, Sandra Cruz e Inês Pereira.

À 6ª edição do EDP University Challenge 2012 concorreram 173 alunos de 21 estabelecimentos de ensino superior, envolvendo 40 docentes. O júri avaliou 46 projetos e entre os cinco finalistas estava o plano de comunicação apresentado por Inês Pereira, Mariana Lopes e Sandra Cruz, alunas do curso de mestrado em Publicidade e Marketing.

Responsabilidade Energética

Com o mote A EDP e a eficiência energética, as estudantes da ESCS apresentaram um plano de comunicação para campanhas de sensibilização para a adopção de medidas de desenvolvimento sustentável, no meio empresarial. Esta iniciativa da EDP visa impulsionar os jovens universitários a aplicar os conhecimentos académicos na realização de um projeto na área do marketing. O projeto escolhido pelas escsianas tinha como objetivo “informar, sensibilizar e mobilizar as empresas e os colaboradores, com vista à adopção de práticas energeticamente eficientes enquanto rotinas diárias e promover os valores da EDP como organização sustentável e ambientalmente responsável”, esclareceram as alunas. Para as autoras do projeto, as empresas têm muita responsabilidade no consumo de recursos e "este é, ainda, um segmento pouco explorado no que respeita às temáticas de proteção ambiental”.

“Podia ter ganho qualquer um”

A concurso estavam alunos de diferentes áreas científicas ao nível da licenciatura, pós-graduação ou mestrado e era estimulado o envolvimento e acompanhamento de docentes nos projetos. Com o incentivo da Prof.ª Sandra Miranda, diretora do mestrado em Publicidade e Marketing, Inês, Mariana e Sandra decidiram formar um grupo de trabalho e participar nesta iniciativa da EDP. As alunas contaram ainda com a ajuda do Prof. João Carlos Rosário, que foi parte integrante deste projeto. “Enquanto orientador, permitiu-nos ultrapassar algumas dificuldades que sentimos durante a elaboração do trabalho”, frisaram as alunas. Já o docente revela que fez “apenas algumas sugestões e pequenas correções. As ideias tinham de ser praticáveis pela EDP e o projeto das nossas alunas tinha viabilidade para isso”. As estudantes tiveram, neste concurso, a oportunidade de pôr em prática um plano de comunicação completo a um nível mais profissional que académico. Apesar de não terem ganho o prémio final, para as alunas “esta foi uma grande vitória. Enriquecemos o nosso currículo e ganhámos confiança para projetos futuros. E a ESCS teve um grande reconhecimento perante as outras 20 universidades com alunos a concurso”.

Fotografia gentilmente cedida por Adelino Oliveira.