Passar para o conteúdo principal

Publicado: 24.04.2015

Publicado: 24/04/2015

A ESCS foi palco do colóquio “Jornalismo Contra a Indiferença”. Sílvia Caneco, ex-aluna da ESCS, foi galardoada com uma menção honrosa.

No âmbito do 30.º aniversário da AMI – Assistência Médica Internacional, a ESCS recebeu, no passado dia 21 de abril, o colóquio “Jornalismo Contra a Indiferença”. O evento teve como objetivo reunir alguns dos jornalistas vencedores do Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença, nos últimos 16 anos, em torno da reflexão de uma ideia: o momento da notícia antes de esta chegar ao público.

A Sessão de Abertura

A sessão de abertura contou com a presença de Fernanda Freitas, jornalista e comissária dos 30 anos da AMI, do Prof. Doutor Jorge Veríssimo, Presidente da ESCS, e do Dr. Fernando Nobre, Presidente da Fundação AMI.

Jorge Veríssimo agradeceu o convite da AMI para a ESCS se associar a este evento, sublinhando “a total abertura da escola [em relação] à sociedade”. Para o Presidente da ESCS, a temática deste colóquio promove a ideia de que “os jornalistas têm uma função social e ética de denunciar”. No seu discurso de boas-vindas, o Dr. Fernando Nobre congratulou a parceria com a Escola na organização do colóquio. Aproveitando o facto de estar numa escola de Comunicação, o Presidente da Fundação AMI dirigiu-se aos alunos numa tentativa de “despertar consciências”: “ousem gritar, chamar as coisas pelos nomes e abordar temas que não são comuns nos órgãos de comunicação social”. A encerrar a sessão, a comissária Fernanda Freitas referiu ainda que “foi fácil escolher a Escola [para a realização do colóquio] porque queríamos chegar aos futuros jornalistas para que estes não fiquem indiferentes”.

[Fotografia] Da esq. para a dir.: Fernanda Freitas (Comissária dos 30 anos da AMI), Jorge Veríssimo (Presidente da ESCS) e Fernando Nobre (Presidente da Fundação AMI).

Os Painéis

O programa do colóquio foi constituído por três painéis. “Jornalismo em Cenário de Guerra”, “Questões Éticas no Jornalismo” e “Limites da Liberdade de Expressão” foram os temas debatidos, ao longo do dia, por diversos profissionais de renome na área do Jornalismo. Como moderadores convidados, estiveram encarregues os professores da ESCS Paulo Moura, Mário Mesquita e Ana Leal. De seguida, decorreu a intervenção de Malén Aznárez, com o tema “Nuevos ataques a la libertad de imprensa”. A jornalista dos Reporteros Sin Fronteras mostrou-se, ainda, preocupada com o estado da Liberdade de Imprensa, referindo que “não pode existir uma sociedade democrática sem um jornalismo livre”.

Prémio AMI: Os vencedores

No fecho dos trabalhos, decorreu a entrega do Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença 2014, apresentado por António Perez Metelo, Presidente da Helpo e jornalista de Economia. O Prémio deste ano, tal como tem acontecido em anos anteriores, foi atribuído a dois jornalistas: Catarina Gomes (PÚBLICO), com os trabalhos “Perdeu-se o Pai de José Carlos”, e “Infâncias de Vitrine”, e Pedro Miguel Costa (SIC) com o trabalho “Faz de conta que é uma casa”. Foram, ainda, entregues três menções honrosas a Miriam Alves (SIC), com o trabalho “Labirinto de Soraia”, a Ricardo J. Rodrigues (Notícias Magazine), com “Trabalhos Forçados”, e a Sílvia Caneco.

[Fotografia] Vencedores e júri (do qual fez parte Maria José Mata, docente da ESCS) do Prémio AMI - Jornalismo Contra a Indiferença 2014.

Sílvia Caneco, ex-aluna do curso de Licenciatura em Jornalismo da ESCS, que trabalha atualmente no jornal i, foi reconhecida com os trabalhos “Carolina, 15 anos, voltou a ser vítima de abusos”, “Bloggers querem ajudar a Carolina a ter uma casa nova”, “Carolina, duas vezes vítima de abusos, tem finalmente uma casa nova” e “Ministério da Educação reabre investigação à antiga escola de Carolina”.

[Fotografia] A escsiana Sílvia Caneco recebeu uma menção honrosa.

É ainda de referir que Vera Moutinho, igualmente ex-aluna do curso em Jornalismo da ESCS, que trabalha como jornalista multimédia no Jornal PÚBLICO, foi responsável pela componente de vídeo do trabalho "Infâncias de Vitrine", da vencedora Catarina Gomes.