Passar para o conteúdo principal

Publicado: 08.05.2015

Publicado: 08/05/2015

Cátia Mendonça, mestre em Audiovisual e Multimédia pela ESCS e infografista do PÚBLICO, vence Prémio de Jornalismo.

O Prémio de Jornalismo na área da Saúde Global e Medicina Tropical foi promovido pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa e pela Associação dos Alunos e Amigos do IHMT, em parceria com a Casa da Imprensa. Cátia Mendonça, licenciada em Design Gráfico pela ESAD e mestre em Audiovisual e Multimédia pela ESCS, foi a vencedora da primeira edição do prémio.

[Fotografia] Cátia Mendonça sempre gostou de representar histórias graficamente.

Cátia lembra que sempre gostou de criar histórias e ilustrá-las: “Tudo servia para fazer narrativas visuais, até cartas de amor”, refere. Para a ex-aluna da Escola, hoje em dia, “ainda é difícil um infografista ganhar um prémio de jornalismo”. Este prémio tem, por isso, “um sabor muito especial”, por aliar as várias vertentes. Neste trabalho, usou a criatividade para contar graficamente a história do vírus VIH.

A escsiana defende que a infografia “é uma área de afetos e de relações” e que um bom infografista deve ser “contemplativo e observador”, salientando “o valor das pequenas coisas com a mesma importância das mais gratuitas, fascinando-se com o poder e o interesse narrativo que possa encontrar nas suas situações do quotidiano”. Esta relação com o mundo influencia a criatividade necessária para a criação dos projetos.

Para Cátia, a ESCS ajudou-a a consolidar as vertentes teóricas e técnicas, destacando as disciplinas de Infografia e Comunicação Multimédia. No final do seu mestrado, optou por integrar um estágio, tendo sido aconselhada pelo Prof. Helder Brites a fazê-lo no jornal PÚBLICO, onde começou a sua carreira de infografista. Após o estágio, trabalhou dois anos no Diário de Notícias, regressando depois ao PÚBLICO, com o qual colabora até hoje.

Fotografia gentilmente cedida por Cátia Mendonça.