Passar para o conteúdo principal

Publicado: 04.11.2013

Publicado: 04/11/2013

“Imaginarium”, projeto de animação do escsiano Pedro Miguel Resende, venceu o concurso Animation Talent Award.

[Fotografia] Pedro Miguel Resende é licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela ESCS.

A curta-metragem “Imaginarium”, do escsiano Pedro Miguel Resende em parceria com a dupla de animadores espanhóis Carlos Quesadas e Helene Vizcaino, foi a vencedora do concurso de animação internacional Animation Talent Award. Dez projetos internacionais competiram, durante um mês, através da plataforma de crowdfunding StartNext. No fim, ganhou o projeto que reuniu o maior número de apoiantes. Desde cedo, o filme de Pedro revelou-se um dos favoritos à vitória. Com a ajuda das redes sociais, “Imaginarium” conseguiu o apoio de mais de 200 pessoas, tendo angariado mais de 12 mil euros. Por terem ganho o prémio, receberam ainda uma bolsa de 2.500 euros. O dinheiro será utilizado na produção do filme.

[Legenda] “Para nós, todos vocês são os vencedores desta competição. A todos os nossos seguidores, apoiantes, fãs, familiares e amigos: esta é para vocês!”, agradece a equipa.

O sabor da vitória

“Com o apoio do Animation Talent Award e a vossa ajuda, o nosso objetivo é o de juntar 10 mil euros para tornar o Imaginarium real”. Eis o ponto de partida da equipa liderada pelo realizador português. Pedro revela que “a equipa ficou em êxtase” quando recebeu a notícia. O trabalho árduo das últimas semanas deu os frutos desejados. “Trabalhámos muito para concretizar o projeto e obter financiamento”, explica. Mas o mérito não é exclusivo: “Não fui só eu que ganhei”. O jovem realizador agradece aos fãs que acreditaram no projeto, referindo que este “passou a ser deles também”.

A campanha de crowdfunding superou as expetativas da equipa. Não só atingiram o objetivo (€10.000) como o ultrapassaram (€12.765). “Nunca se sabe se pode resultar ou não”, confessa. Pedro aponta o sucesso da iniciativa a três fatores: “fé, muita dedicação e um bom social media manager”. Para Pedro, “este prémio monetário adicional tornou tudo ainda melhor”. A folga no orçamento permitirá à equipa “investir nos pormenores e polir o conceito”.

Os próximos passos

Atualmente em Londres, Pedro dedica-se exclusivamente a levar este projeto a bom porto. Estreante nas lides da animação, o autor e realizador de “Imaginarium” revela estar a fazer o que gosta “sem interferências e imposições de ninguém”. Mas Pedro admite que o prémio acarreta uma “pressão” acrescida. “Temos de fazer um grande filme para todas as pessoas que acreditam em nós”. A equipa prevê concluir a curta-metragem no prazo de um mês e lançá-la no mês de dezembro. “Vai ser um desafio muito grande mas estou confiante de que vamos conseguir”, conta com entusiasmo.

O filme

Tal como o nome sugere, a temática do filme gira em torno da imaginação. “Tem a ver com o que nós conseguimos criar e pretende mostrar que a nossa mente é o mundo mais inexplorado que existe”, explica Pedro. Numa vertente mais reivindicativa, a animação assume-se como uma “crítica construtiva ao nosso sistema de ensino, que tende a formatar indivíduos mais do que os formar”.

Veja aqui o vídeo de apresentação do filme: