Publicado: 05.06.2019

A cerimónia do 33.º aniversário do IPL distinguiu o antigo Presidente, uma diplomada, docentes e estudantes da ESCS.

O Politécnico de Lisboa (IPL) celebrou o seu 33.º aniversário, com uma cerimónia que teve lugar no dia 30 de maio, no Auditório da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa (ESTeSL). Como é habitual, o evento distinguiu figuras das unidades orgânicas do IPL, entre as quais algumas da ESCS.

Sessão de Abertura

João Ferreira, Presidente da Federação Académica do IPL (FAIPL) e estudante da ESCS, deu início à sessão, referindo que, “sem estudantes, não há instituição de Ensino Superior que exista e resista”. João agradeceu, ainda, ao Politécnico de Lisboa, por “nunca deixar de acreditar” nos alunos. Por sua vez, o Prof. Doutor Elmano Margato agradeceu a “todos os que contribuíram e contribuem”, desde estudantes a funcionários docentes e não docentes, para a afirmação do Instituto como uma “instituição de excelência”. Ao citar o provérbio se queres ir depressa, vai sozinho. Se quiseres ir longe, vai acompanhado, o Presidente do IPL referiu que “é este caminho que queremos seguir”.

Francisco George foi o convidado de honra deste ano. O Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa foi condecorado com a Medalha de Ouro do Politécnico de Lisboa, pelo seu trabalho ao serviço da saúde pública, a nível nacional e internacional. “Agradeço e comprometo-me a honrar sempre esta distinção”, afirmou o homenageado.

O médico, que, durante muitos anos, foi Diretor Geral da Saúde, debruçou-se sobre a temática “A saúde dos portugueses. Desafios”. Com base nos “valores de uma sociedade democrática”, defendeu a igualdade de oportunidades para todos no acesso aos cuidados de saúde. “Este é um problema que diz respeito à população portuguesa, também”, assegurou. Francisco George enumerou três questões que considera que “têm de nos unir a todos”: os efeitos das alterações climáticas na área da saúde, a resistência de bactérias, anti-bióticos e anti-virais, e as doenças crónicas, como é o exemplo da diabetes, que tem tido uma “curva ascendente descontrolada”. “São estes os desafios que temos, de uma forma inteligente, saber ultrapassar”, defendeu.

Distinções

Seguiram-se as homenagens a figuras do IPL que se destacaram nas mais diversas áreas. No que diz respeito à ESCS, o  Prof. Doutor Jorge Veríssimo, que desempenhou o cargo de Presidente da Escola no período de 2010 a 2018, foi o primeiro a subir ao palco, para receber a Medalha de Prata de Emérito e de Mérito por serviços prestados ao IPL. No seu discurso de agradecimento, Veríssimo afirmou que “foi com honra e sentido de missão” que presidiu à Escola durante “um período difícil”, referindo-se à crise económica que assolou o país, aquando do seu primeiro mandato. O ex-Presidente destacou, ainda, “a ajuda da equipa de docentes e não-docentes” que o acompanhou durante os oito anos de presidência.

A Dr.ª Teresa Martins, Administradora dos SAS-IPL entre 1993 e 2018 e membro da Comissão Instaladora da ESCS, também recebeu a Medalha de Prata de Emérito e de Mérito por serviços prestados ao IPL. “Já sou jurássica nesta instituição e foi um orgulho fazer parte dela”, afirmou, com o humor que lhe é característico, agradecendo as oportunidades que os presidentes do IPL lhe deram, ao longo do seu trabalho. “Aqui, fui feliz”, assegurou.

A Medalha de Prata de Valor e Distinção homenageia diplomados com um percurso profissional de relevo. Cátia Martins, licenciada em Publicidade e Marketing (PM) e CEO da L’Óreal Portugal, recebeu a Medalha de Prata de Valor e Distinção das mãos do Presidente da ESCS, Prof. Doutor André Sendin. “Fiquei muito lisonjeada por vir receber esta medalha”, referiu a escsiana, lembrando que foi há 20 anos que terminou o curso.

Os Prémios Científicos IPL-CGD distinguiram docentes das várias unidades orgânicas, que se notabilizaram pelo seu trabalho de investigação. A Prof. Doutora Maria José dos Santos e o Prof. Doutor Ricardo Barradas receberam, pelo segundo ano consecutivo, Diplomas de Mérito na área das Ciências Sociais. No seu discurso, a docente (que recebeu, também, o prémio do colega, que não estava presente) enalteceu a “promoção e valorização da investigação científica e artística”, que permite que “seja uma melhor docente e investigadora”.

A cerimónia terminou com a entrega do prémio literário “Belas Letras” (2.ª edição), uma iniciativa do IPL aberta a todos os estudantes do instituto, com o objetivo de fomentar o gosto pela escrita. Inês Tojinha, aluna de PM, recebeu o prémio de Prosa. Por sua vez, José Miguel Bastos (PM) e Ana Margarida Patinho (Relações Públicas e Comunicação Empresarial), receberam menções honrosas em Poesia e Prosa, respetivamente. O prémio atribui, aos vencedores, o valor de 80% da propina, no ano letivo em que estão inscritos.

Confira, abaixo, a lista de distinções:

Medalha de Prata de Emérito e Mérito (por serviços prestados ao IPL)

António Nunes (ex-presidente do ISCAL)

• João Mendes (ex-presidente da ESTC)
  • Jorge Veríssimo (ex-presidente da ESCS)
  • Maria Cristina Loureiro (ex-presidente da ESELx)
  • Teresa Martins (ex-administradora dos SAS)

Medalha de Prata de Valor e Distinção (diplomados do IPL que se notabilizaram)

• Cátia Martins (ESCS)
  • Duarte Coimbra (ESTC)
  • Joana Niza Braga (ESTC)
  • Menção honrosa: Ana Cristina Abreu (ESTC)