Publicado: 30.11.2018

Um grupo de três estudantes da licenciatura em Audiovisual e Multimédia venceu a primeira edição do Prémio U-Active Award.

O projeto Track+, desenvolvido por Hélder PinaMargarida Vicente Maria Catarina Silva, estudantes do 2.º ano da licenciatura em Audiovisual e Multimédia (AM), foi o grande vencedor da primeira edição do Prémio U-Active Award. A iniciativa, promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pela PremiValor Consulting, visa promover a interligação entre instituições de Ensino Superior e o mundo empresarial, através de projetos inovadores e com potencial de implementação, que tenham como foco a promoção do desporto e da atividade física. O Auditório do Complexo de Piscinas do Centro Desportivo Nacional do Jamor acolheu, no dia 28 de novembro, a cerimónia de entrega de prémios.

Concurso

Nesta primeira edição, foram submetidas 48 candidaturas, pertencentes a mais de 150 alunos de 15 instituições de Ensino Superior portuguesas. Na ESCS, o Prof. Doutor João Abreu lançou o desafio aos alunos da unidade curricular de Design de Comunicação para criarem um projeto que promovesse o desporto e a atividade física junto dos estudantes do Ensino Superior. Como resultado, a Escola viu três trabalhos apurados para a semifinal: Aplicação No Pain No Gain (de Luzia Carvalho, Rodrigo Mendes e Sara Bernardino), UNI-FIT (de Miguel Major e Nuno Amaral) e Track+.

Na cerimónia, os dez grupos semifinalistas começaram por apresentar um elevator pitch de dois minutos ao júri do concurso. Destes, foi selecionado o top 5, que teve a oportunidade de, durante cinco minutos, explicar as ideias com maior detalhe. Hélder, Margarida e Maria Catarina foram selecionados para esta fase, acabando por vencer o primeiro lugar do concurso.

O projeto vencedor

Track+ baseia-se numa aplicação móvel, assente no conceito de gamification, em que os utilizadores ganham pontos ao responderem a desafios que os incentivam a praticar desporto. O objetivo da app passa por criar competitividade, na medida em que, no final, os melhores classificados receberão recompensas (prémios e estágios, por exemplo). Durante a apresentação, o grupo explicou que procurou perceber o potencial da ideia, através de um inquérito aplicado à comunidade estudantil escsiana, concluindo que um total de 94,1% dos inquiridos diz que utilizaria a aplicação.

Quando foi chamado para receber o prémio, um cheque no valor de 5.000€, a equipa agradeceu, defendendo que acreditam que “o projeto tem futuro”. Enquanto orientador do projeto, o Prof. Doutor João Abreu recebeu, também, um prémio monetário de 2.500€.

Promover o empreendedorismo na área do desporto

Vítor Pataco, Presidente do IPDJ, mencionou a necessidade de “premiar projetos que podem combater o problema que toca a sociedade em geral”, devido ao abandono da atividade desportiva por parte dos estudantes, aquando da entrada no Ensino Superior. Pataco referiu-se à iniciativa como uma “parceria positiva”, que “celebra a criatividade académica”.

Por seu lado, Telmo Vieira, Managing Partner da PremiValor Consulting, sublinhou a “capacidade de empreendedorismo” em Portugal e a importância de promover a inovação e a pesquisa, no sentido de colocar as ideias em prática. Relativamente aos projetos a concurso, salientou o facto de terem sido apresentados “trabalhos muitíssimo interessantes”, que pretende ajudar a implementar. “Não fiquem por aqui. A ideia é trabalharmos em conjunto para irmos mais à frente”, apelou aos participantes. Esta ideia foi reforçada por João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que marcou presença no encerramento da cerimónia. “Quero incentivar-vos para colocarem os trabalhos em prática”, afirmou.