Publicado: 06.10.2017

Um grupo de cinco alunos de Audiovisual e Multimédia conquistou o Prémio do Júri do concurso “Spot Portugal Sou Eu”.

André Pêga, David Mateus, Miguel Barradas, Mariana Oliveira e Rita Mourão são alunos do curso de licenciatura em Audiovisual e Multimédia e os grandes vencedores do Prémio do Júri do concurso “Spot Portugal Sou Eu”.

O desafio foi lançado em maio com o objetivo de promover o programa Portugal Sou Eu junto da comunidade académica, envolvendo os estudantes na iniciativa e sensibilizando-os para a importância do consumo de produtos portugueses.

A concurso, foram 12 filmes produzidos por alunos de 11 estabelecimentos de ensino médio e superior. Os vídeos foram submetidos à votação do público e de um júri profissional. O júri, que atribuiu o prémio aos escsianos, “valorizou os critérios de criatividade e consonância com as mensagens do programa, tendo também considerado que o filme cumpria em termos de técnica de produção e fotografia”, como consta no site da iniciativa. O vídeo ficou em 2.º lugar na votação do público.

Cerimónia de entrega de prémios

No dia 29 de setembro, o Salão Nobre do Ministério da Economia acolheu a cerimónia de entrega de prémios do concurso. O Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Doutor Paulo Alexandre Ferreira, entregou um cheque simbólico no valor de 5.000€ aos escsianos, “o primeiro prémio do concurso”, como foi definido, e um cheque de 3.000€ à equipa vencedora do prémio do público.

David Mateus, o porta-voz do grupo, fez um discurso no qual agradeceu, em primeiro lugar, aos colegas, “pelo trabalho árduo”; à Portugal Sou Eu, que definiu como “uma boa plataforma” para dar os primeiros passos no mercado de trabalho; e à ESCS, “que facilitou todo o processo de produção do vídeo".

Para terminar a sessão, o Doutor Paulo Alexandre Ferreira agradeceu a todos os grupos que participaram no concurso e defendeu a mais-valia do contributo dos vídeos “para a sustentabilidade do futuro de Portugal, através do consumo de produtos portugueses”.

Os vídeos vencedores serão utilizados na campanha de Natal do programa Portugal Sou Eu.

Ponto de partida para o mercado de trabalho

A equipa acredita que esta vitória é um ponto de partida para novas oportunidades no seu percurso profissional. “Ganhar um prémio atribuído por uma entidade deste estatuto deixa-nos felizes e motivados para continuar a desenvolver projetos inovadores durante o nosso percurso académico e para o nosso futuro na área”, referem. Quanto à ideia para o vídeo, os estudantes explicam que “Portugal, o seu futuro, presente e passado é fruto dos seus habitantes e das decisões que cada um de nós toma na sua vida”, por isso, optaram por um formato de entrevistas pessoais e reais a jovens, sem qualquer guião, para que as respostas fossem genuínas. “O futuro de Portugal passa muito pela reflexão destes estudantes, que um dia mais tarde, esperamos nós, se tornarão numa geração mais sensibilizada quando adquirirem produtos/serviços de origem portuguesa”, refletem.

[video width="1920" height="1080" mp4="https://www.escs.ipl.pt/wp-content/uploads/VA­deo-10-Portugal-Sou-Eu-2.mp4" preload="auto"][/video]

O contributo da ESCS

Os alunos sublinham, ainda, o contributo da ESCS para a realização deste projeto, nomeadamente na cedência do espaço e do equipamento utilizados para as filmagens. Os escsianos destacam, em particular, a ajuda do “Sr. Carlos Costa, [técnico do Estúdio de Televisão 1, que] esteve sempre presente”, auxiliando a equipa com o equipamento, e do Prof. Doutor André Sendin, Vice-Presidente da Escola, “que seguiu o projeto desde que foi comunicada, à Direção, a nossa entrada [no concurso] e que nos facilitou o uso do espaço da instituição, bem como parte dos materiais que foram necessários”.

*Fotografia do grupo gentilmente cedida pelos alunos.