Publicado: 21.12.2012

Aluno da ESCS vence prémio de melhor curta-metragem, atribuído pelo público, com o vídeo “Just try it”, no Studentský Filmový Festival (FSS), na República Checa.

[Fotografia] Para José, fazer Erasmus está a ser uma experiência única.

José Vieira Lopes, escsiano a realizar Erasmus na Faculty of Social Studies, em Brno, República Checa, venceu a categoria Audience Award, prémio para a melhor curta-metragem escolhida pelo público no Studentský Filmový Festival (FSS). Este festival tem como objetivo estimular a criação de obras audiovisuais em alunos do ensino secundário e superior. O aluno do 2.º ano do curso de Audiovisual e Multimédia não esperava ganhar, mas ficou feliz e satisfeito por ver um produto da sua autoria ser bem recebido por parte do público. “Vai fazer parte do meu currículo”, disse.

Pare, olhe e corra.

A história da curta-metragem Just try it “é o resultado do que um estrangeiro repararia em primeiro lugar na República Checa. Há obstáculos, barreiras e desafios à nossa frente e devemos simplesmente ‘seguir em frente’”. A ideia surgiu quando José recebeu a visita de 5 escsianos e se aperceberam da impossibilidade de passar uma passadeira no tempo suposto, pois a meio do percurso o sinal fica vermelho. “E se não passarmos a tempo, temos de esperar mais quatro minutos”, disse José. “A partir daí pode formar-se a metáfora para o tempo que demora a resolver uma questão na República Checa, ‘esperar 4 minutos para atravessar em 4 segundos’”. Na realização desta curta-metragem, o aluno contou com a colaboração de outros estudantes da Faculty of Social Studies, uma verdadeira equipa “internacional”: dois portugueses, uma australiana, um grego, um espanhol e um americano.

“Erasmus? Não recomendo… Obrigo!”

Fazer Erasmus é, para José, “uma experiência riquíssima em vivências, novas culturas e novos conhecimentos”. O aluno sente que existem algumas diferenças a nível cultural, que se acabam por esbater, uma vez que convive e partilha a casa com pessoas de todo o mundo. Em relação à língua, comunica com os seus colegas em Inglês. O checo “é uma língua quase impercetível para os portugueses e era muito difícil dedicar-lhe atenção em apenas 6 meses”, confessa. Independentemente das dificuldades linguísticas ou diferenças culturais, para o escsiano, a experiência de Erasmus é única. “Tudo o que se tem passado é bom”. José considera, por isso, que toda a sua estadia em Brno durante este semestre tem sido muito positiva. Para o aluno, esta experiência de intercâmbio “é obrigatória” e recomenda a República Checa a todos os colegas. “É uma oportunidade imperdível, quer a nível pessoal quer a nível académico”.

Fotografia gentilmente cedida por José Vieira Lopes.