Passar para o conteúdo principal

Publicado: 25.06.2015

Publicado: 22/05/2015

Mais uma vez, o projeto HEDCOM contou com a presença de um grupo de alunas da ESCS. A edição deste ano realizou-se em Mons, a Capital Europeia da Cultura 2015.

O HEDCOM é um projeto inserido na BUSINET (European Association of Higher Education Schools), uma rede europeia de instituições de ensino superior da qual a ESCS é a única participante nacional. Nesta iniciativa, grupos constituídos por alunos de diversos países trabalham um briefing para um cliente do país anfitrião.

A HELHa (Haute École Louvain en Hainaut), em Mons, foi a Escola escolhida para, este ano, acolher o evento. Mariana Roque, (de Audiovisual e Multimédia), Cláudia Carocha, Joana Oliveira e Margarida Marques (de Publicidade e Marketing) e Marta Reis, Inês Lopes e Madalena Páscoa (de Relações Públicas e Comunicação Empresarial) viajaram até à Bélgica, com o Prof. João Rosário, em representação do nosso país.

Também no ano passado, o docente acompanhou cinco alunas da Escola até Paris, onde desenvolveram projetos para a marca de relógios Piaget, no âmbito da mesma iniciativa.

[Fotografia] Da esq. para a dir.: Cláudia Carocha, Margarida Marques, Joana Oliveira, Prof. João Rosário, Mariana Roque, Marta Reis, Inês Lopes e Madalena Páscoa.

Intercâmbio cultural

As alunas foram distribuídas por grupos compostos por estudantes de outros países. Em conjunto com os seus colegas de equipa, responderam a briefings para diversas organizações culturais locais, com vista à criação de uma estratégia de comunicação para “atrair os segmentos que [os clientes] achassem mais relevantes, depois da capital europeia da cultura [terminar]”, explicou o professor, que foi orientador de uma das equipas. Os projetos começaram a ser desenvolvidos em fevereiro, via online, e foram finalizados entre os passados dias 28 e 30 de abril, presencialmente, em Mons, onde foram apresentados aos clientes.

O balanço do docente relativamente à edição deste ano é positivo, uma vez que “foram atingidos os objetivos”. “Eu pergunto sempre aos alunos, depois de acabar, se voltariam a ir ou não e as sete alunas disseram que sim”, afirma o Prof. João Rosário. O docente destaca a experiência pelo facto das estudantes terem a possibilidade de contactar com muitas pessoas e haver um intercâmbio cultural.

O professor devendou também que a edição do próximo ano acontecerá na Holanda e, em 2017, a BUSINET trará o HEDCOM para Portugal, mais concretamente para a Escola Superior de Comunicação Social, representante nacional desta iniciativa.

Fotografia gentilmente cedida pelo Prof. João Rosário.