Publicado: 24.06.2013

Para o 2.º semestre do ano letivo 2012-2013, a ESCS recebeu 20 alunos de Erasmus provenientes da Alemanha, Espanha, Grécia, Holanda, Lituânia, República Checa e 2 de intercâmbio do Brasil.

[Fotografia] Comitiva Erasmus durante a visita guiada às instalações da ESCS.

A ESCS recebe, todos os anos, candidatos de mais de 50 universidades, de 20 países diferentes, com as quais a Escola tem acordos interinstitucionais. Na maior parte dos casos, os estudantes de LLP/Erasmus conhecem muito pouco da língua portuguesa. Em relação à cultura, conhecem o fado e um pouco da gastronomia. Mas todos eles procuram a mesma coisa: aprender uma nova língua, uma nova cultura e valorização curricular. Na sessão de acolhimento realizada no passado dia 25 de janeiro, nas instalações da ESCS, estiveram presentes a responsável pelo Gabinete de Relações Internacionais, Carla Ruivo, juntamente com Carolina Santos e Sara Cação, alunas representantes da Comissão Erasmus.

Comissão Erasmus ESCS

Recentemente criada pela Associação de Estudantes (AE), esta Comissão tem como objetivo a integração dos estudantes de Erasmus e Intercâmbio na vida ativa da Escola. Carolina e Sara fizeram o programa de mobilidade na Bélgica e conhecem as dificuldades que os estudantes estrangeiros têm quando chegam a um país novo. “Inicialmente, o nosso papel é ajudar na sessão de acolhimento. Apresentamos a escola, ajudamos a preencher os documentos e os horários, porque praticamente nenhum aluno de Erasmus domina a língua portuguesa”, referiu Sara. A Comissão tem mais algumas iniciativas preparadas para ajudar na integração dos alunos. “Temos planeada uma visita guiada a vários locais de Lisboa e um jantar internacional. Vamos tentar envolver os estudantes nas atividades da AE, nomeadamente no desporto, e tentar que eles se inscrevam nas atividades extracurriculares”, mencionou Carolina. A pensar na barreira linguística, o IPL disponibiliza um curso básico de Língua Portuguesa para estrangeiros. Para além de aprenderem uma nova língua, a experiência LLP/Erasmus permite aos estudantes ganhar autoconfiança, autonomia e aptidões interculturais bem como soft skills, muito valorizadas pelo mercado de trabalho, e um ponto extra no currículo.

Porquê a ESCS?

Conversámos com quatro alunos do Programa Erasmus e todos eles escolheram a ESCS pela componente prática das disciplinas e pelo equipamento que a Escola disponibiliza aos alunos. Segundo Carla Ruivo, “os alunos estrangeiros consideram os nossos cursos muito práticos, com muitas cadeiras de laboratório e ateliês, enquanto no seu país de origem, têm apenas disciplinas teóricas. Eles apreciam muito as cadeiras de opção e dizem que a Escola é muito bem equipada”. Foram estas razões que levaram Dominika Marcelova, estudante da República Checa da Universidade de Masaryk, do curso de Management in Culture, a escolher a ESCS para fazer Erasmus. Anna Brzezinska, da Polónia, veio para a ESCS para aprender português e para fazer algumas disciplinas relacionadas com multimédia e comunicação, que não existem no curso de Culture Studies, na Cardinal University of Warsaw. Neils Stoeltie, estudante holandês do curso de Interative Media, na Amsterdam University, ingressou na ESCS com o objetivo de aprender novas técnicas relacionadas com motion graphics, edição e produção de vídeo. Já Marta Moreno, licenciada em Jornalismo pela Universidade Rey Juan Carlos, optou pela ESCS para realizar algumas disciplinas extracurriculares, complementares ao seu curso. Pretende aprender a falar melhor português para ir trabalhar como jornalista no Brasil.