Publicado: 03.05.2013

Decorreu, entre os dias 18 e 28 de abril, o IndieLisboa 2013. No ano em que o festival comemora a sua décima edição, os alunos da ESCS marcaram presença pelo segundo ano consecutivo.

Três equipas constituídas por alunos da ESCS estiveram presentes no Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa para realizar a cobertura audiovisual/vídeo, fotográfica e fazer um making of do evento. As equipas de vídeo e fotografia fizeram filmagens e fotografaram vários momentos do festival (entrevistas, vox-pop, IndieJúnior). A equipa de making of recolheu imagens sobre o trabalho das outras duas equipas no terreno. A ESCS patrocinou a ilha de entrevistas da Culturgest, onde os alunos tiveram oportunidade de entrevistar alguns profissionais intervenientes no festival de cinema. Os conteúdos produzidos serviram para alimentar os canais de comunicação do festival, bem como as redes sociais e o site da Escola.

[Fotografia] A ESCS patrocinou a ilha de entrevistas da Culturgest.

Aprender no terreno

O IndieLisboa é já um dos festivais de cinema com maior impacto a nível nacional e com uma vertente internacional bastante conhecida. A participação nestes eventos é muito importante para os alunos, pois “permite-lhes ter uma experiência de campo, onde estão em contacto com outros profissionais do meio. Isto faz com que os alunos tenham padrões de qualidade para cumprir”, referiu o Prof. Doutor André Sendin, Vice-Presidente da ESCS. Desta forma, reforçam outro tipo de competências: “todas as soft skills como liderança, trabalho de equipa e motivação são bastante desenvolvidas com este tipo de projetos”, acrescentou. Para Marta Neves, coordenadora das equipas da ESCS, “é nestes eventos que os alunos têm oportunidade de complementar os conhecimentos adquiridos na Escola, pois a experimentação é uma forte ferramenta de aprendizagem”. Apesar de Marta considerar que a Escola oferece uma “base sólida de conhecimentos, é necessário que os alunos sejam proativos”. Estas iniciativas acabam por ser “ótimas para lhes dar a oportunidade de trabalhar num ambiente muito profissional”, afirma a coordenadora.

Feedback positivo

Este é o segundo ano que a ESCS é patrocinadora e Escola Oficial do evento. “É importante para a Escola estar associada a este tipo de iniciativas porque permite mostrar aos seus públicos-alvo aquilo que melhor sabemos fazer em termos de comunicação, de marca, de presença em eventos e notoriedade”, afirmou André Sendin. No que diz respeito ao feedback relativo à participação dos alunos no evento, a produção e os diretores do IndieLisboa têm uma opinião muito positiva em relação ao trabalho desenvolvido. “Recebi elogios muito agradáveis no que respeita à atitude, comportamento e qualidade dos trabalhos realizados pelos nossos alunos”, mencionou André Sendin. A mesma ideia é partilhada pela coordenadora das equipas da ESCS. “Os nossos alunos representaram a Escola com a mesma dignidade e qualidade a que já estamos habituados”, concluiu Marta Neves.

Fotografias gentilmente cedidas pelo número f.