Publicado: 03.04.2020

O fotógrafo José Sarmento Matos conduziu uma edição online do Meet The Pro, dedicada à Fotografia Documental.

No passado dia 27 de março, teve lugar a segunda edição do Meet The Pro, uma iniciativa organizada pela Canon Portugal e pela ESCS, no âmbito do programa educacional Canon Creative Plan. Devido à suspensão das atividades letivas presenciais, como medida de prevenção da contaminação por COVID-19 e da sua propagação, a sessão decorreu numa plataforma online. Contudo, a distância não demoveu os estudantes de participarem ativamente. José Sarmento Matos, Fotógrafo Documental, foi o orador convidado.

Uma década a fotografar histórias

José Sarmento Matos conta já com dez anos de carreira. Licenciado em Comunicação Social, pela Universidade Católica, e mestre em Artes, pela London College of Communication, já publicou trabalhos em órgãos internacionais de referência como o The New York Times, Le Monde, New Yorker ou Newsweek. No decorrer da masterclass, o fotógrafo partilhou com a audiência alguns dos seus trabalhos mais icónicos: “Turning the Page” (2014), “Sea Change - Portugal” (2014), “How Can I Help You?” (2016) e “Manila Before Duterte” (2016).

Enquanto falava sobre a sua experiência, o fotógrafo foi dando algumas dicas que considera importantes para vingar no meio do Fotojornalismo. “Se podem estudar Fotografia, aproveitem”, apelou, na medida em que “os estudantes têm mais oportunidades para explorar” do que quem já exerce. Na sua opinião, ter “muita paixão [e] dedicação constante” e vontade de aprender e colaborar com pessoas da mesma e de outras áreas são, também, fatores essenciais. Sarmento Matos enunciou, ainda, cinco elementos-chave para “contar uma história com fotografias”: a establishing shot (imagem que abre o projeto e estabelece o que estamos a contar), relações humanas, retrato, detalhe e pessoas a trabalhar ou a jogar. Quase no final da sessão, falou sobre o processo de edição/seleção como sendo “o mais difícil”, uma vez que há que “saber escolher cada momento que fotografamos”, quer seja pela história, pela ética, ou outro tipo de questões. Para o fotógrafo, nesta fase, é necessário “dar tempo ao processo”, “ter clara a mensagem e a audiência” e colaborar com outros fotógrafos e editores. “O sentido de partilha é muito importante. Só assim vamos chegar mais longe”, assegurou.

O que fazer nos dias de isolamento social?

Para terminar, José Sarmento Matos deu algumas ideias que os amantes da Fotografia podem aproveitar enquanto cumprem o período de isolamento social. Fotografar dentro de casa é um bom desafio, havendo várias temáticas que podem ser abordadas, como retrato ou still life (natureza-morta). Quem está em casa, poderá, também, “organizar o seu portefólio”, “escrever sobre projetos futuros” e “ver Fotografia”, como fonte de inspiração.

Balanço muito positivo

No rescaldo da iniciativa, é de destacar o envolvimento dos participantes, ao longo das quase 3 horas que durou a sessão. No final da masterclass, a audiência aderiu efusivamente ao momento de Perguntas & Respostas, questionando o fotógrafo convidado sobre curiosidades relacionadas com o seu trabalho e dúvidas sobre o meio fotojornalístico. A adesão à iniciativa em ambiente online foi, neste sentido, muito positiva e largamente elogiada pela Canon Portugal e pela FCT/FCCN - Computação Científica Nacional, a entidade que disponibiliza o serviço COLIBRI (baseado na plataforma Zoom), usado quer nesta masterclass quer pelos docentes da ESCS no ensino à distância.