Passar para o conteúdo principal

Publicado: 03.06.2016

Cinco alunas de Publicidade e Marketing representaram Portugal em mais uma edição do projeto BUSINET HEDCOM.

A ESCS foi, mais uma vez, a representante nacional do HEDCOM, uma iniciativa integrante da BUSINET (European Association of Higher Education Schools), que contempla uma rede de instituições de Ensino Superior, a nível europeu. Este ano, o Prof. João Rosário acompanhou Ana Rita Baptista, Carla Napoleão, Ophélie Baptista, Raquel Coelho e Vanessa Henriques, alunas do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing, até à Hague University of Applied Sciences, em Haia, capital da Holanda do Sul, a anfitriã desta edição do evento.

A comitiva portuguesa em Haia. Da esq. para a dir.: Carla Napoleão, Ana Rita Baptista, Prof. João Rosário, Vanessa Henriques, Raquel Coelho e Ophélie Baptista.

As escsianas ficaram divididas por grupos, em que tiveram de trabalhar em conjunto com colegas de outras instituições de Ensino Superior, de países como a França, a Holanda ou a Bélgica. O briefing deste ano consistiu na realização de um plano de comunicação para a Koppert Cress, uma empressa que produz agriões biológicos e comercializa diferentes variedades deste vegetal. Os projetos começaram a ser desenvolvidos em fevereiro, fase em que os grupos estudaram e discutiram, via Skype, Facebook e e-mail, a situação da empresa, o seu consumidor e o meio envolvente. Entre 18 e 21 de abril, as equipas reuniram em Haia para concluir o projeto desenvolvido e desenhar a apresentação. Os trabalhos foram apresentados, no dia 21, a um gestor da empresa.

Projeto de sucesso

O Prof. João Rosário acompanhou as alunas a Haia e orientou um dos grupos de trabalho. O docente defende que “o projeto foi um sucesso” e permitiu que os estudantes tivessem contacto “com diferentes culturas e formas de trabalhar”. De facto, o desafio de colaborar com colegas estrangeiros, com métodos de trabalho diferentes, aliado à possibilidade de responder a um briefing para uma empresa internacional, foram as grandes mais-valias destacadas pelas participantes. Carla Napoleão explica que, “sair da [sua] zona de conforto, foi um desafio enriquecedor para a [sua] formação pessoal e académica”. Ana Rita Baptista acrescenta que o HEDCOM lhe permitiu “ter noção de como opera uma empresa a nível europeu e, também, poder pôr em prática todo o conhecimento adquirido no curso”. Ophélie Baptista complementa os testemunhos das colegas, defendendo que a ESCS se encontra ao mesmo nível das outras instituições representadas, no que diz respeito aos conteúdos lecionados nas áreas da Comunicação e do Marketing. A escsiana destaca, também, a forma como os estudantes foram acolhidos e as atividades que os aguardavam.

Veja o vídeo realizado pela instituição anfitriã deste ano, com um resumo do evento: