Publicado: 01.04.2021

O programa de televisão da ESCS retoma as emissões, no dia 5 de abril, com um modelo de gravações online adaptado às restrições pandémicas.

O contexto pandémico e as medidas decretadas pelo estado de emergência impuseram uma paragem nas gravações do E2. Perante este cenário, a equipa do programa de televisão da Escola decidiu reinventar-se e apostar num modelo de produção online, de forma a garantir as emissões originais do programa. O novo episódio será transmitido, no dia 5 de abril, pelas 13h, na RTP2.

É de salientar que, durante o período de confinamento, os estudantes continuaram a trabalhar, apostando nas redes sociais, através de posts temáticos sobre as repetições do programa (que continuaram a ser emitidas todas as semanas), acontecimentos sociais, entre outros. “Temos tido uma comunicação notável”, considera o Prof. Doutor Rúben Neves, produtor executivo do E2.

Logo E2

O novo modelo de produção

Rúben Neves explica que a distância física imposta à equipa e o facto de os estudantes envolvidos no projeto terem estado, por vários meses, impossibilitados de se deslocar à Escola, tiveram “um reflexo evidente no ritmo de produção audiovisual” do programa. No entanto, os membros mostraram-se “incansáveis na busca pela garantia de um processo exequível, totalmente online, que pudesse acautelar os temas e os assuntos que estavam em agenda para esta temporada”.

Após ter sido definido o novo modelo de produção de conteúdos, a equipa esteve em fase de testes, durante três semanas, de forma a garantir as condições necessárias para avançar. Assim, a partir de 5 de abril, e até ao final do semestre, o E2 apresentará o novo formato, com um modelo de duas semanas de emissões de episódios originais seguido de duas semanas de repetições desses mesmos programas. O produtor executivo do E2 esclarece que a produção passará por “um conjunto mais alargado de entrevistas à distância, em que os temas serão debatidos de forma mais alargada, dando assim mais evidência à entrevista enquanto género dominante”. Será, também, adotado um grafismo que enquadre visualmente as opções tomadas nas diversas rubricas, aplicando, assim, um “tratamento mais transversal dos conteúdos face ao tema dominante em cada programa”.