Publicado: 04.06.2014

Publicado: 09/05/2014

Ana Leal, jornalista da TVI e docente da ESCS, venceu o Prémio Dignitas 2013.

No passado dia 5 de maio, decorreu, no auditório da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, a cerimónia de entrega de galardões da sexta edição do Prémio Dignitas. A reportagem “Despertares”, da autoria de Ana Leal, foi a grande vencedora. O trabalho da jornalista foi distinguido em duas categorias: Televisão e Prémio Dignitas.

O Prémio Dignitas é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), em parceria com a Merck, Sharp and Dohme (MSD) e a ESCS. O prémio distingue trabalhos jornalísticos portugueses subordinados ao tema da deficiência e visa promover “a dignidade das pessoas com deficiência, os seus direitos humanos e a sua inclusão social”, lê-se no site da APD.

A cerimónia foi presidida por Humberto Santos (ex-presidente da APD) e contou com a presença de Leonardo Santarelli (diretor-geral da MSD), José Madeira Serôdio (presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, em representação do Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social) e Jorge Veríssimo (presidente da ESCS).

[Fotografia] Da esq. para a dir.: Leonardo Santarelli, Humberto Santos, José Madeira Serôdio e Jorge Veríssimo.

O trabalho vencedor

“Despertares”, a reportagem vencedora do Prémio Dignitas, aborda o tema de uma nova terapêutica para o autismo. Para Ana Leal, “é uma reportagem sobre a esperança”. A jornalista dedicou o prémio aos pais das crianças retratadas no trabalho. A vencedora revelou que esta “foi uma das reportagens mais difíceis [da sua carreira] do ponto de vista emocional”. “Foi um murro no estômago”, afirmou. Para Ana Leal, é impossível um jornalista não se emocionar. “Não consigo fazer nada sem mergulhar”.

A docente da ESCS partilhou o prémio com os repórteres de imagem. “Não era possível transmitir as emoções das histórias sem a sensibilidade” desses profissionais. Um dos repórteres de imagem é o escsiano Tiago Eusébio. O profissional da TVI é licenciado em Audiovisual Multimédia.

De assinalar que esta é a segunda vez que Ana Leal recebe o Prémio Dignitas. A jornalista já tinha sido galardoada na edição de 2010 com a reportagem “Asas de Ferro”.

[Fotografia] A jornalista Ana Leal e os repórteres de imagem Tiago Eusébio (à esq.) e Gonçalo Prego (à dir.) receberam o Prémio Dignitas pelas mãos de José Madeira Serôdio (ao meio).

Uma escola que promove a cidadania

No papel de parceira institucional, o contributo da ESCS passa pela promoção da iniciativa e pelo apoio logístico à organização da cerimónia. Nas palavras de Humberto Santos, a Escola é uma “entidade decisiva para a concretização do Prémio Dignitas”.

O Prof. Doutor Jorge Veríssimo enfatizou a “importância social do prémio”, pelo que “a Escola tem o maior orgulho em fazer parte [do projeto]”. Para o Presidente da ESCS, o envolvimento nesta iniciativa vai ao encontro da filosofia da Escola, a qual se pauta por ser uma instituição que fomenta a cidadania e que promove uma permanente interação com a sociedade.

Jorge Veríssimo fez, ainda, um apelo aos órgãos de comunicação social portugueses, no sentido de produzirem trabalhos jornalísticos sobre a temática da deficiência. O Prémio Dignitas “é uma distinção que qualquer jornalista se deve orgulhar de ter no CV”, referiu.

Por fim, importa referir que Anabela de Sousa Lopes e António Belo, ambos docentes da ESCS, são membros do painel de jurados do Prémio Dignitas.

[Fotografia] Os anfitriões e os vencedores na cerimónia do Prémio Dignitas.

Os trabalhos vencedores das cinco categorias da sexta edição do Prémio Dignitas foram:

• Prémio Dignitas – “Despertares” (Ana Leal, TVI)

• Televisão – “Despertares” (Ana Leal, TVI)

• Menção Honrosa Televisão – “Hino ao Futebol” (Jaime Cravo, Sport TV)

• Jornalismo Digital – “Pegar a Vida” (João Ferreira, Correio da Manhã)

• Menção Honrosa Imprensa – “Onde estão os meus terapeutas?” (Bruna Soares, Diário do Alentejo)