Passar para o conteúdo principal

Publicado: 10.07.2015

Publicado: 10/07/2015

O IX Seminário de Jornalistas decorreu nos passados dias 24 e 25 de junho. A edição deste ano teve lugar no Hotel D. Pedro, nas Amoreiras, e contou com a participação de cinco alunos de Jornalismo da ESCS.

O Seminário de Jornalistas é uma iniciativa organizada anualmente pela Merck Sharp & Dohme (MSD) em parceria com a ESCS. A nona edição deste evento contou com a participação de cinco alunos da Escola que, em conjunto com profissionais na área da saúde (entre eles, médicos, políticos e jornalistas), debateram o futuro do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Ana Luísa Alves, Ana Sofia Ferreira, Gonçalo Nuno Brandão, Ricardo Ramos e Sara Ferreira Fernandes acompanharam o Prof. Francisco Sena Santos, em representação da ESCS.

[Fotografia] O IX Seminário de Jornalistas contou com a participação de cinco alunos de Jornalismo.

Sessões de discussão

O seminário foi composto por duas conferências. O debate do primeiro dia teve como tema “Os desafios dos cuidados de saúde primários vs os desafios dos cuidados hospitalares”, tendo sido o Prof. Francisco Sena Santos um dos moderadores da conversa. A discussão do dia 25 contou com um grupo composto por deputados e membros de diversos partidos políticos, que falaram sobre “O Futuro do SNS – Acessibilidade, Sustentabilidade, Inovação e Qualidade. As estratégias dos partidos PSD, CDS, PS, PCP e BE”. Para além dos conferencistas, as conversas contaram também com diversos convidados e moderadores.

Para poderem tirar o maior proveito da participação no seminário, os alunos foram incitados a pesquisar sobre os conteúdos abordados, de forma a poderem participar mais ativamente no evento.

“Imersão num meio especializado”

A aluna Sara Fernandes destaca a oportunidade de ter estado envolvida num ambiente que “um dia será o [seu] dia-a-dia”. “Poder ver os profissionais da área jornalística assim tão perto de nós a fazer o seu trabalho foi muito enriquecedor”, esclarece.

Por sua vez, Ricardo Ramos também valoriza a participação no evento, pela “oportunidade de cruzar opiniões com pessoas que têm anos da profissão [e] de estabelecer contactos com vários jornalistas”. O aluno sublinha ainda a possibilidade de ter tido contacto com o jornalismo de medicina, uma vertente que ainda lhe era desconhecida.

Segundo o Prof. Francisco Sena Santos, as “sessões de informação com debates muito vivos” ajudam a “compreender o que está a acontecer e o que há a esperar em um setor tão vital para a sociedade como é o da saúde".

O docente enaltece o “excelente muito útil banho de informação”, que os alunos puderam adquirir no contacto direto com “futuros companheiros de trabalho”. Para o professor, a aliança entre a MSD e a ESCS é um contributo importante para a formação dos alunos e “para a qualidade de informação que estes futuros jornalistas vão produzir sobre um bem tão precioso e fundamental como é a saúde e a vida”.